Após quatro anos de silêncio, o novo álbum dos GOD DETHRONED chega no dia 6 de Setembro.
Quatro longos anos após a edição do muito aclamado «Illuminati», os ícones holandeses do black/death metal GOD DETHRONED regressam às edições com a novidade «The Judas Paradox», que será lançado no dia 6 de Setembro de 2024, através da Reigning Phoenix Music (RPM). Como podes conferir no player em baixo, estes diabólicos holandeses não andam com rodeios e estabelecem a fasquia bem no alto com o terceiro single de avanço, «The Hanged Man», que já podes escutar em baixo.
“A letra do tema é baseada na carta de tarot The Hanged Man; portanto, é bem simples, mas acaba por ser extremamente cativante também“, diz Henri Sattler, o timoneiro dos GOD DETHRONED. “A razão por que decidi usar as cartas como base para escrever letras é porque gosto dos seus significados, e isso deu-me a oportunidade de escrever um tipo diferente de letras que não tinha usado antes. Musicalmente, a canção é demolidora, uma descarga de death metal carregado de balanço com uma parte do meio que mostra as habilidades do Dave Meester como um virtuoso na guitarra solo.”
«The Hanged Man» sucede a «The Judas Paradox» que, como o título indica, aborda o conto bíblico de Judas, oferecendo uma perspectiva única sobre a traição e os eventos que cercam Jesus, narrados através de cantos corais assustadores. “Este é o tema-título do nosso novo álbum!“, exclama o líder de sempre dos GOD DETHRONED. “A letra fala de Judas Iscariotes e recorda os eventos que levaram à traição de Jesus Cristo do seu ponto de vista. Este é um tópico que mantém o mundo em controle desde que a história se tornou de conhecimento público… A nível musical, é a canção mais atmosférica e melódica do álbum.”
Há umas semanas, os GOD DETHRONED já tinham mostrado também «Rat Kingdom», uma declaração feroz sobre os segredos mais obscuros do Vaticano. “Este tema é sobre o Vaticano e os muitos segredos que estão guardados longe dos olhos do mundo. Quem ousar falar sobre eles, desaparecerá nas sombras lá em baixo“, diz de forma críptica Henri Sattler, o cantor, guitarrista e timoneiro dos GOD DETHRONED num comunicado de imprensa.
“Musicalmente, é uma canção que começa com um clássico emaranhado de linhas melódicas, tornando-a tanto antémica como bombástica, seguindo-se uma explosão de fúria com uma vibração de black metal e o estilo muito próprio de solo de guitarra do “Serpent King” – um que se destaca das massas, inspirado pelo falecido Jeff Hanneman“, revela também o músico.
Contendo onze temas, «The Judas Paradox» foi produzido pelos GOD DETHRONED, com os trabalhos de mistura a cargo do próprio Henri Sattler. Tony Lindgren, que trabalhou anteriormente com grandes nomes como OPETH, AMORPHIS, ENSLAVED, KATATONIA, KREATOR e SEPULTURA, entre outros, ficou encarregue da masterização nos Fascination Street Studios, completando o som altamente sinistro que domina «The Judas Paradox».
Podes conferir a capa e o alinhamento completo do novo álbum dos GOD DETHRONED em baixo, sendo que as pré-encomendas dos formatos físicos já estão disponíveis no site da Reigning Phoenix Music.
01. The Judas Paradox | 02. Rat Kingdom | 03. The Hanged Man | 04. Black Heart | 05. Asmodeus | 06. Kashmir Princess | 07. Hubris Anorexia | 08. The Eye Of Providence | 09. Hailing Death | 10. Broken Bloodlines | 11. War Machine