Não é só aqui pelas nossas páginas que cada notícia relativa aos GHOST encoraja uma imediata divisão de fãs. O fenómeno é universal, sendo o colectivo sueco um dos mais sujeitos a receber comentários depreciativos hoje em dia, muito por culpa do seu sucesso global. Numa entrevista recente dada ao programa de rádio norte-americano, o líder Tobias Forge – ou, actualmente, o Papa Emeritus IV – falou abertamente dessa questão, quando lhe foi perguntado se fica chateado ou se lhe dá para rir, quando as pessoas têm problemas em relação ao género musical em que se deva encaixar a banda. Tobias respondeu sem dúvidas que “não, definitivamente não me chateia. Não é um problema meu, na verdade. Não tenho um problema com o facto de as pessoas terem um problema com isso. Se eu quiser ser a pessoa mais super-positiva de sempre e ver tudo de uma perspectiva meio-cheia, é do tipo… A maior parte das coisas hoje em dia são medidas por actividade – actividade no Spotify, actividade online, seja o que for – ao contrário de há 30 anos quando era por vendas; um álbum vendido era uma unidade e isso era contabilizado. Mas hoje em dia tudo tem a ver com conteúdo e actividade. Uma coisa que as pessoas – especialmente aquelas que não estão propriamente a falar do quão bons acham que somos, mas do quão maus acham que somos, isso adiciona à actividade. Portanto acaba por ser uma coisa boa,” explica com uma gargalhada. “Portanto continuem a falar. É tudo bom. É tudo divertido.“
Recorde-se que no mês passado, os Ghost tiveram o seu primeiro single a entrar no Top 40 britânico, com o tema de 2019 «Mary On A Cross», depois de um utilizador do TikTok ter utilizado uma versão com a velocidade reduzida num vídeo sobre a série «Stranger Things». Desde então, o hashtag “Mary On A Cross” já acumulou mais de mil milhões de visualizações no TikTok e a canção foi usada por dezenas de milhares de vídeos naquela rede social. Os Ghost posteriormente editaram essa versão mais lenta do tema com algum eco adicionado. Ou seja, a “actividade” está mesmo a dar frutos.