PARKWAYDRIVE

Os GHOST acabam de revelar um segundo tema de avanço para a novidade «SKELETÁ» com um vídeo-clip enigmático e carregado de uma atmosfera bem sombria.

Depois do regresso em Março com o single «Satanized», os GHOST continuam a desvendar a sua nova era musical com o lançamento de um novo tema, intitulado «Lachryma». A canção chegou durante esta madrugada, acompanhada por um vídeo-clip visualmente inquietante, onde símbolos religiosos, os tons escuros e a habitual teatralidade da banda voltam a estar em grande destaque.

Como habitual, a revelação do novo tema foi feita com um toque de mistério, através de uma mensagem dirigida aos fãs: “Desejamos informar-vos que fizeram a vossa cama, e agora vão chorar nela.” A frase, algo críptica, remete para o universo simbólico e moralista que os GHOST têm construído ao longo dos anos, e onde as noções de culpa, castigo e redenção estão quase sempre presentes.

Curiosamente, «Lachryma» ocupa a segunda posição na lista de temas do próximo LP dos GHOST, logo antes de «Satanized», que surge como faixa número três. Esta sequência pode bem indicar uma ligação conceptual entre os dois temas; possivelmente, parte de uma narrativa maior que o grupo irá explorar ao longo do disco.

Recorde-se que, no passado dia 5 de Março, os GHOST lançaram «Satanize», dando assim o pontapé de saída para aquela que será a nova fase na carreira da banda sueca. A canção chegou acompanhada pela introdução oficial do Papa V Perpetua, que é a mais recente encarnação da figura enigmática que lidera o universo teatral do frupo. O tema integrará o próximo álbum de estúdio dos músicos suecos, «SKELETÁ», que será o seu sexto longa-duração, sucedendo a «Impera», de 2022.

«Satanized» apresentou-se como um hino blasfemo e envolvente, com uma letra que aborda possessões demoníacas, a entrega às forças obscuras e a aceitação do próprio sacrilégio. A estreia vocal de Papa V Perpetua destacou-se desde logo com versos como “There is something inside me and they don’t know if there is a cure”, reforçando a temática sombria e introspectiva do novo trabalho.

Descrito como o álbum mais “intransigentemente introspectivo” da carreira dos GHOST, «SKELETÁ» promete explorar um vasto espectro emocional sob a visão lírica do recém-instaurado Para V Perpetua. Sabe-se também que o disco contará com 10 faixas e tem lançamento marcado para 25 de Abril, através da Loma Vista Recordings, em múltiplos formatos colecionáveis, incluindo edições exclusivas em vinil e um picture-disc em CD.

A expectativa em torno de «Satanize» cresceu bastante nas semanas que antecederam o seu lançamento, impulsionada por uma estratégia de marketing bem meticulosa. Primeiro, os GHOST começaram por alterar todos os banners das suas redes sociais para a enigmática mensagem “V is coming“, levando os fãs a especularem sobre qual seria o próximo passo de Tobias Forge e companhia. No mesmo dia, lançaram também uma playlist intitulada «V IS COMING», composta por nove das suas próprias músicas. O detalhe mais curioso no meio disto tudo? As primeiras letras dos títulos formavam a palavra “SATANIZED”, sugerindo o título do single — ou mesmo do álbum que se avizinha.

A escolha do nome Papa V Perpetua também despertou curiosidade. A relação com a tradição católica — onde as Festas de Santa Perpétua e Felicidade se celebram no dia a 7 de Março — levou muitos fãs a acreditarem que a estreia da nova persona e o lançamento de música inédita aconteceria nesta data. Agora, com «Satanize» finalmente disponível, confirma-se que os GHOST mais uma vez jogaram com simbolismos e teorias para manter a sua legião de seguidores em suspense.

Musicalmente, «Satanize» mantém a identidade sonora dos GHOST, misturando melodias cativantes, riffs contagiantes e uma abordagem teatral que tornou a banda num fenómeno global. A faixa promete ser um dos grandes momentos da próxima digressão mundial, que arranca a 15 de abril na AO Arena em Manchester, Reino Unido, e passa por várias cidades europeias — incluindo Lisboa — antes de seguir para a América do Norte e América Latina. Podes conferir a capa e o alinhamento completo de «SKELETÁ» em baixo.

01. Peacefield | 02. Lachryma | 03. Satanized | 04. Guiding Lights | 05. De Profundis Borealis | 06. Cenotaph | 07. Missilia Amori | 08. Marks Of the Evil One | 09. Umbra | 10. Excelsis