GHOST

GHOST: Decifrar SATANIZE, uma nova era com o Papa V Perpetua na liderança

Com o início de uma nova digressão mundial mesmo ao virar da esquina, os GHOST começaram a deixar pistas misteriosas nas redes sociais e, como é habitual, nada é deixado ao acaso. Cada pista é meticulosamente pensada para manter os seguidores em suspenso.

Os GHOST estão a preparar o terreno para uma nova era, desta vez com o enigmático Papa V Perpetua à frente da congregação. A banda sueca, liderada pelo carismático Tobias Forge, começou a revelar indícios do que poderá ser o próximo capítulo da sua saga musical ao substituir os banners das redes sociais com a frase “V is coming“. A mudança foi inicialmente antecipada no anúncio do concerto de despedida dos BLACK SABBATH, onde se sugeriu que V Perpetua seria o próximo líder do culto musical dos GHOST.

No entanto, a provocação não ficou por aí. A banda lançou recentemente uma playlist algo enigmática também intitulada «V IS COMING». Composta por nove canções dos próprios GHOST, o detalhe que realmente despertou a curiosidade dos fãs foi o facto das primeiras letras de cada título formarem a palavra SATANIZED. Claro que este detalhe não passou despercebido à dedicada base de fãs do grupo, levando a especulações sobre o título do próximo álbum.

O mistério já levanta várias questões. Será esse o título do próximo disco? Do próximo single, o primeiro de avanço para o novo álbum? Apenas um conceito temático para esta nova fase? Os GHOST sempre foram mestres na criação de narrativas teatrais e simbólicas, explorando elementos do ocultismo e do imaginário religioso com um toque satírico, portanto… Quem sabe?

O nome “Perpetua” também não parece ser apenas coincidência: na tradição católica, as Festas de Santa Perpétua e Felicidade celebram-se a 7 de Março, uma sexta-feira este ano, o que levou fãs a teorizar que um novo single ou até mesmo um anúncio oficial do álbum possa surgir nessa data. A escolha do nome Papa V Perpetua é, portanto, o próximo capítulo na longa linha de personagens icónicas que o Sr. Tobias Forge tem personificado ao longo dos anos. Desde Papa Emeritus I até ao Papa Nihil, cada encarnação tem servido para marcar uma evolução sonora e conceptual, acompanhada de uma produção visual a preceito, inigualável no rock contemporâneo.

O mistério adensa-se com o arranque da digressão mundial dos GHOST, com início marcado para 15 de Abril na AO Arena em Manchester, Reino Unido. Com datas confirmadas até 25 de Setembro na Cidade do México, esta tour, atravessa a Europa, com paragem assegurada em Lisboa no mês de Abril, América do Norte e América Latina. Os fãs especulam que a apresentação oficial de Papa V Perpetua acontecerá no início desta digressão, acompanhada do lançamento de música nova.

Com uma lista impressionante de concertos programados, os GHOST iniciarão a jornada europeia em Abril, passando por cidades como Londres, Paris, Berlim, Lisboa e Madrid. Em Julho, a banda atravessa o Atlântico para uma série de espectáculos nos Estados Unidos, incluindo apresentações em salas lendárias como o Madison Square Garden, em Nova Iorque. A tour culmina com dois concertos no Palacio de los Deportes, na Cidade do México, a 24 e 25 de Setembro.

Importa aqui referir que esta estratégia de marketing enigmática é uma marca registada dos GHOST, que têm o dom de transformar cada lançamento numa experiência narrativa completa. Ao longo da sua carreira, a banda tem expandido continuamente o seu universo ficcional, desafiando as convenções do rock com melodias cativantes e letras recheadas de ironia. Com «Prequelle» e «Impera», os álbuns mais recentes, consolidaram-se como uma das bandas de rock mais inovadoras da última década.