A expectativa cresce relativamente à nova estética e narrativa que os GHOST vão apresentar na sua “nova” encarnação. Até ver, 2025 promete ser mais um ano de reinvenção e de surpresas.
Os enigmáticos GHOST revelaram o próximo capítulo da sua linhagem de vocalistas teatrais. O Papa V Perpetua, também conhecido como Tobias Forge, será a “nova” face da banda para a digressão de 2025, dando continuidade à tradição de metamorfose da sua figura central. A revelação foi feita de forma subtil, mas eficaz, com o nome do novo Papa a surgir na lista de artistas que vão subir ao palco como suporte aos lendários BLACK SABBATH, que vão protagonizar um derradeiro concerto a 5 de Julho de 2025, no Villa Park, em Birmingham, Reino Unido.
A confirmação oficial chegou poucos minutos depois, através das redes sociais dos GHOST, com uma publicação que não deixa margem para grandes dúvidas: “We wish to inform you V is coming… To Birmingham on July 5th“. Com esta declaração, a banda sueca não só confirmou a nova ‘persona’ do “novo” frontman, como também criou uma onda de especulação entre os fãs sobre o que esperar desta nova encarnação. Para os mais distraídos: desde a estreia, Tobias Forge, o cérebro por trás dos GHOST, tem adoptado diferentes ‘personas’ para cada era do grupo.
Nos primeiros três álbuns, cada disco trouxe um novo Papa Emeritus, cada um deles substituindo o seu antecessor de forma dramática. Em 2018, o ciclo foi interrompido com a introdução do Cardinal Copia, que acabou por se tornar Papa Emeritus IV no final da digressão de «Prequelle». Foi esta personagem que liderou a fase do álbum «Impera», de 2022, trazendo-lhes um dos seus maiores sucessos comerciais.
Em entrevista à Full Metal Jackie, em 2019, o timoneiro dos GHOST explicou o impacto desta constante mutação na sua performance e identidade artística: “Falando apenas por mim, sei que subir ao palco como um personagem, com aparência e comportamento diferentes, permite agir de uma forma que normalmente não faria. Isto pode ser tanto traumático como terapêutico, de certa forma. (…) Uma das vantagens de me vestir para o papel e encarnar um personagem é que, assim que deixo de ser essa figura, ninguém espera que continue a comportar-me como ela fora do palco.” Muitos artistas de rock tiveram dificuldades em separar-se da persona que criaram, e isso pode levar a inúmeros problemas.“
A introdução de Papa V Perpetua marca também o arranque de uma nova era para os GHOST, que se preparam para fazer uma extensa digressão mundial em 2025. A jornada começará na Europa a 15 de Abril, em Manchester, no Reino Unido, e termina a 24 de Maio, em Oslo, na Noruega, com paragem já assegurada em Lisboa, no mês de Abril, para um concerto na MEO Arena. Depois, a banda atravessa o Atlântico para uma rota norte-americana, que arranca a 9 de Julho, em Baltimore, Maryland, e encerrará a 16 de Agosto, em Houston, no Texas.
Além dos concertos, os fãs podem sempre revisitar a intensidade das actuações ao vivo da banda com o home video de “Rite Here Rite Now”, o filme que capturou o impacto global dos GHOST e se tornou um êxito de bilheteira mundialmente. Disponível desde 6 de Dezembro de 2024, reforça ainda mais a posição da banda como uma das mais influentes e visualmente marcantes do rock/metal contemporâneo.