IRONMAIDEN

Os GEL, um dos mais aplaudidos nomes saídos da cena hardcore nos últimos anos, decidiram encerrar a sua carreira devido a acções que, segundo eles, causaram “danos irreparáveis” no seio da banda.

Oriunda de Nova Jérsia, nos Estados Unidos, a banda de hardcore GEL anunciou a sua separação após a descoberta de uma série de comportamentos prejudiciais por parte do guitarrista Anthony Webster. Os restantes membros do grupo divulgaram um longo comunicado onde detalham as acções de Webster, que incluem roubo de dinheiro, divulgação de imagens privadas sem consentimento e comportamentos perigosos que colocaram os restantes elementos da banda em risco físico.

O comunicado, partilhado no Instagram da banda, revela que Webster já tinha sido afastado antes do anúncio oficial, mas o impacto das suas ações acabou por impossibilitar a continuidade do projeto. “Os actos foram tão graves que causaram danos irreparáveis na banda, afectando-nos como seres humanos a um ponto que nos tornou completamente incapazes de continuar“, escreveram os GEL.

Nessa publicação, que pode ser vista na íntegra em baixo, os GEL descrevem em pormenor as acções de Webster, que começaram por envolver questões financeiras. Segundo a banda, o guitarrista terá desviado dezenas de milhares de dólares para uso pessoal, incluindo o pagamento da sua renda, encomendas de comida e uma quantidade “verdadeiramente inacreditável” de transações no OnlyFans e via CashApp. O guitarrista teria sido o único com acesso às contas bancárias da banda durante um longo período, apesar das tentativas dos restantes membros para obterem controlo sobre os fundos.

No entanto, os problemas não se limitaram a questões financeiras. Webster também foi acusado de ter publicado imagens íntimas de outros elementos da banda no Reddit sem consentimento. “Simplesmente publicou imagens nossas para o mundo inteiro ver“, lê-se. “Deixem que essa ideia realmente se entranhe.” Os membros afirmam ainda ter provas documentais que sustentam esta acusação.

Uma série de outros comportamentos perigosos e abusivos de Webster também foram apontados como um factor decisivo para o fim dos GEL. A publicação descreve como o guitarrista colocou fisicamente os restantes membros do grupo em perigo, desde discussões públicas que resultaram em ataques à banda até condução imprudente e comportamentos agressivos durante as tours. “Ele não deixava mais ninguém conduzir, então tínhamos simplesmente de aguentar“, escreveram. “Chegou a atirar-nos coisas porque não conseguia controlar-se como um adulto.

A banda reconhece que muitos poderão questionar por que razão os membros não abandonaram a situação mais cedo, mas compararam a dinâmica tóxica à de um relacionamento abusivo. “Se já estiveram numa relação abusiva, emocional ou fisicamente, vão perceber isto melhor“, escreveram. “É difícil desistir de algo que amamos tanto, especialmente quando há pressões de organizações e pessoas que estão a contar contigo.

Esta separação inesperada marca um final abrupto para uma trajectória em ascensão. Formados em 2018, os GEL conquistaram rapidamente destaque na cena hardcore com o lançamento do aclamado álbum de estreia «Only Constant», em 2023, e o mais recente EP «Persona», em 2024. A banda tinha planos para acompanhar os Spiritbox em digressão na Primavera e abrir para os Volbeat ainda este ano, planos que agora foram cancelados.

Gostaríamos de enviar as nossas mais sinceras desculpas a todos aqueles que vão a ser afectados por isto“, escreveram os GEL. “Sabemos que muitas pessoas estavam a contar connosco, incluindo os Spiritbox, os Volbeat e os nossos bons amigos dos Anxious — lamentamos profundamente ter de terminar tudo assim.” O último concerto da banda terá acontecido no passado dia 19 de Março, no Japão. A decisão de não seguirem em frente, apesar de difícil, foi vista pelos membros como inevitável após os danos causados pelas acções de Webster. “Somos lutadores“, escreveram. “Aguentámos até ao fim, até que simplesmente já não dava mais para continuar. E estamos orgulhosos de ter dado este passo.