GBI

GBI: DAVE GROHL junta-se aos ANTHRAX numa versão de «The Regulator» [vídeo-clip]

GROHL, IAN e BENANTE juntaram-se sob a designação GBI para assinarem uma demolidora ‘cover’ deste original dos BAD BRAINS.

Dave Grohl, ex-NIRVANA, actualmente ao leme dos FOO FIGHTERS, decidiu juntar-se ao guitarrista Scott Ian e ao baterista Charlie Benante, dos ANTHRAX, para fazer uma versão do tema clássico de 1982 «The Regulator», dos roqueiros punk BAD BRAINS. A gravação resultante, feita no final de 2023 no Studio 606, propriedade de Grohl e captada em apenas dois takes ao vivo, foi agora disponibilizada sob a designação GBI (Grohl, Benante, Ian) numa edição especial para o Record Store Day.

O single de sete polegadas, limitado a 6.000 cópias, conta com arte de capa de Benante e todos os lucros das vendas do formato físico vão beneficiar Paul “H.R.” Hudson, o vocalista dos BAD BRAINS, que sofre de uma doença rara há mais de uma década. Para assinalar o lançamento desta colaboração, e a estreia oficial dos GBI nas edições, o trio lançou um vídeo-clip para «The Regulator», que contém imagens das sessões de gravação da cover e já pode ser visto em baixo.

Arrasámos totalmente a «Regulator» em dois takes ao vivo, exactamente como devia ser“, declara Scott Ian. “Foi muito divertido tocar com o Dave na bateria e ouvir a voz dele com a minha guitarra! Todos nós somos grandes fãs dos BAD BRAINS e já nos perguntamos diversas vezes o que eles fariam.

Nós estávamos a gravar o novo álbum dos Anthrax nos estúdios 606 e, na mesma altura, os Foo Fighters também por lá a ensaiar“, explica Ian sobre a génese dos GBI. “O Dave tinha passado pelo estúdio para ouvir o que o estávamos a fazer e, depois, nós fomos ouvi-los ensaiar. Na amanhã seguinte, decidi enviar uma mensagem ao Dave… Basicamente perguntei-lhe se ia estar no estúdio nesse dia e se queria gravar uma versão dos Minor Threat ou dos Bad Brains.

Ele respondeu-me imediatamente com o link do Spotify para a «The Regulator». Eu disse-lhe que estaria lá às 12:30 e ele disse que aparecia às 13:00… Foi assim tão simples. Quando nos encontrámos, eu e o Charlie perguntámos-lhe se queria tocar bateria e cantar, e ele disse logo que sim. O Charlie tocou baixo e eu estou na guitarra. GBI! A motivação para fazermos isto foi apenas arrecadar dinheiro para o HR e, aproveitando que o Record Store Day ia acontecer por esta altura, ajudamos também as lojas independentes.