MIRA FEST 2025: Odemira recebe os seminais GBH em concerto exclusivo na Península Ibérica

Com a inclusão de um nome lendário como GBH no cartaz, a XII edição do MIRA FEST afirma-se como um ponto de encontro indispensável para a comunidade punk e alternativa.

O Mira Fest vai regressar à Zona Ribeirinha de Odemira, nos dias 18 e 19 de Abril de 2025, para a sua XII edição — e, uma vez mais, promete reunir amantes do punk, do metal e da música alternativa no festim memorável que já se tornou habitual. Em 2025, o evento começa por destacar-se desde já pela presença dos britânicos GBH, lendas do punk mundial que, este ano, escolheram Odemira para actuar em exclusivo na Península Ibérica.

Directamente de Birmingham, a banda liderada por Colin Abrahall prepara-se para incendiar o palco com os hinos que definiram o punk ao longo de mais de quatro décadas de carreira. Com álbuns tão icónicos como «City Baby Attacked By Rats» e «Midnight Madness And Beyond», os GBH continuam a ser uma referência para gerações de músicos e fãs, mantendo a sua energia inabalável ao vivo e o Mira Fest, que se tem tornado conhecido pelo ambiente intimista e celebração da música underground, pode bem ser o palco perfeito para uma actuação para mais tarde recordar.

Para os entusiastas que não querem perder esta oportunidade, há um incentivo adicional: os primeiros 50 passes para os dois dias de festival já estão disponíveis por um preço promocional de apenas 30 euros, exclusivamente através da Clockwork Store.

Pioneiros do street punk que deu um segundo fôlego ao punk rock no Reino Unido, os GBH (inicialmente conhecidos como CHARGED G.B.H.) foram uma das primeiras bandas a adicionar uma forte influência do metal ao punk, sendo citados como influência para bandas tão aplaudidas —  e bem sucedidas —  como METALLICA, SEPULTURA ou RANCID.

Vindos de Birmingham, os GBH deram os primeiros passos em 1978 com Colin Abrahall na voz, Colin “Jock” Blyth na guitarra, Sean McCarthy no baixo e Andrew “Wilf” Williams na bateria. Tocando música dura e rápida, e sem medo de letras rudes ou controversas, começaram por estabelecer uma reputação com concertos explosivos e, em 1981, estrearam-se nas edições com o EP «Leather, Bristles, Studs And Acne».

O LP de estreia, «City Baby Attacked By Rats» chegou no ano seguinte e, entre acertos de formação e alguns lançamentos seminais para a fusão metalpunk, estebaleceram-se como um dos nomes mais importantes e influentes da sua geração. Em 2017, quase quatro decádas após a formação, os G.B.H. demonstraram toda a força da sua longevidade com o lançamento daquele que é, até à data, o seu mais recente álbum de estúdio, intitulado «Momentum».