Desde o lançamento de «Limbo», o nome GAEREA começa a aparecer associado cada vez mais com mais frequência aos MOONSPELL, sobretudo do que toca às comparações em termos de evolução de carreira. Guilherme Henriques, um dos elementos da banda, refere em conversa exclusiva com a LOUD! que “se algumas pessoas pensam isso, acho que, por bem, também devem ter a noção de não o dizer muitas vezes porque não é realista”. O músico separava assim as águas, referindo que “Moonspell fez um caminho superinteressante e a nós interessa-nos a história deles, mas não tem nada a ver”. O facto é que os dois nomes andam cada vez mais lado a lado, na comparação entre sucesso externo dos grupos, no que o também realizador refere “quem nos conhece pessoalmente, ou ao projecto, vê que não estamos aqui para chegar aos calcanhares de alguém ou equiparar-nos à banda que realmente abriu portas a este estilo em Portugal”.
Nenhum dos elementos da banda portuense esconde a sua ambição, no entanto. “Claro que a verdade é que queremos chegar bastante longe” e, por isso, mantêm-se activos quer editorialmente, quer apresentando sempre ideias inovadoras à volta da sua música, num momento em que não podem entrar em digressão. E o esforço sente-se, como não deixam de referir. “Como portugueses acho que estamos a receber muito bom feedback do público nacional”. Curiosamente, é a experiência de Guilherme Henriques, como realizador, que o levou a apreciar mais o nome MOONSPELL, com quem acabaria por começar a trabalhar em finais de 2020, “Só tive realmente a noção que eram muito grandes, quando comecei a trabalhar com bandas de fora”, diz Guilherme. O realizador, que já trabalhou com nomes como MAYHEM, SÓLSTAFIR, SCHAMMASCH ou ENTHRONED, entre outros, revela ainda que “não é só a única banda portuguesa que muitos conhecem lá fora, como é a banda que muitos definem como a sua banda favorita. Vais à Suécia ou outros países repletos de grupos de muita qualidade e há pessoas que definem Moonspell como a sua banda favorita, e acho isso fantástico. Era algo que não tinha noção e que muitas pessoas subvalorizam”. Para ele “é uma banda gigante, com um percurso super respeitável. Se todas as pessoas que têm um projecto, e que o seu passatempo favorito é odiar Moonspell, conseguissem traçar as excelentes coisas boas que fizeram ao início, não tínhamos um underground tão pequeno”.
Os GAEREA protagonizaram finalmente um muito aguardado regresso aos palcos no passado fim de semana, com um concerto no Mercado Municipal de Paços de Ferreira. Amanhã, Sábado, 29 de Maio, o colectivo actua mais a sul, com os voidsters a integrarem um cartaz juntamente com os DALLIAN e LORD OF CONFUSION. O evento terá lugar no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. e tem início marcado 19:00 com as entradas a custarem 10 euros para o segundo balcão e 12 euros para os restantes lugares. Os últimos bilhetes estão disponíveis aqui. Após o enorme sucesso de «Unsettling Whispers», que permitiu aos GAEREA efectuarem várias tours e assegurarem um contrato com a gigante Season Of Mist, «Limbo» é o segundo registo de longa-duração do grupo. O álbum foi novamente gravado nos Demigod Recordings, com produção a cargo do talentoso Miguel Tereso. O quinteto nacional surgiu em 2016, lançando logo nesse ano um EP homónimo, que levou à edição do álbum de estreia, «Unsettling Whispers», em 2018.