Uma amostra da poderosa ‘performance’ ao vivo dos GAEREA, com imagens exclusivas das suas recentes passagens pela China e Taiwan.
Conhecidos pelo mistério que sempre os rodeou e pela intensidade que imprimem em tudo o que fazem, os GAEREA acabam de lançar um vídeo-clip oficial para o tema-título do seu mais recente álbum, o muito elogiado «Coma», que deu recentemente início a uma nova fase na carreira da banda nacional. Deixando para trás as fronteiras do black metal, o quinteto mascarado tem sido saudado como uma das forças mais promissoras do metal extremo e, em apenas 24 horas, o disco alcançou mais de um milhão de streams só no Spotify, revelando uma crescente legião de seguidores e a sua capacidade de marcar uma posição de destaque internacionalmente.
«Coma», o quarto LP da carreira dos GAEREA, foi, de resto, recebido com aclamação por parte da crítica. A FLOOD, por exemplo, descreveu-o como sendo “o melhor álbum de metal de 2024, independentemente do subgénero”, destacando a destreza e a profundidade musical do grupo, que já está prestes a embarcar numa digressão pela América do Norte ao lado dos Zeal & Ardor e Zetra. O novo vídeo-clip de «Coma», que pode ser visto em baixo, oferece aos fãs uma amostra da poderosa performance ao vivo dos GAEREA, com imagens exclusivas das suas recentes passagens pela China e Taiwan.
Produzido pelo fiel colaborador Miguel Tereso, «Coma» afirma-se como um registo versátil, que explora direcções opostas, expandindo o som característico da banda, e o seu tema-título do álbum é um muito bom dessa abordagem: com batidas explosivas e um groove vigoroso, o tema revela uma faceta mais pesada e visceral dos GAEREA. Ao mesmo tempo, “gritos angustiados e melodias cortantes transmitem uma dor fantasmagórica e misteriosa, criando uma experiência intensa e envolvente“, lê-se no comunicado de imprensa.
O vocalista anónimo da banda explica a profundidade temática da canção. “Esta é a música que explica todo o álbum. Quis escrever sobre alguém em coma, mas consciente. Como se acordasse num quarto escuro e visse o mundo ao redor, mas sem saber se é realidade, memórias, imaginação ou sonhos perdidos. É sobre essa ansiedade de tentar perceber se estás aqui ou não, ou se isto é o pós-vida, seja ele o que for”. Recorde-se que, no próximo ano, os GAEREA levam «Coma» numa digressão pela Europa, com paragens em Abril na Alemanha, Dinamarca, Noruega e Suécia.
Esta será a primeira tour europeia da banda como cabeça de cartaz, uma conquista que reflecte bem o rápido crescimento e impacto da banda. Além disso, os GAEREA vão tocar no Inferno Metal Festival, que decorre em Oslo, na Noruega, entre os dias 17, 18, 19 e 20 de Abril do próximo ano. Além da banda lusa, já está também confirmada na edição de 2025 do famoso festival norueguês a presença dos BEHEMOTH, 1349, TSJUDER, TIAMAT, BLOOD INCANTATION, AETERNUS, NECROPHOBIC, SPECTRAL WOUND, SETH, BYTHOS e SYN, entre muitos outros, num cartaz que já faz adivinhar um verdadeiro festim de extremismo sonoro.