Com apenas 53 anos, FREDRIK LINDGREN deixa um legado de inovação, paixão e camaradagem, que continuará a ser celebrado por todos os que reconhecem o seu contributo inestimável para a música pesada.
O mundo do metal está de luto com a notícia da morte de FREDRIK LINDGREN, também conhecido pelo pseudónimo Freddie Eugene, aos 53 anos. O músico sueco, que foi guitarrista fundador da icónica banda de death metal UNLEASHED, faleceu no início deste mês, conforme foi confirmado por amigos e antigos companheiros de banda. Foi, de resto, Christian Lindersson, conhecido como Lord Chritus, antigo colega de banda nos TERRA FIRMA, que tornou pública a notícia da morte do músico sueco.
Numa emocionada homenagem partilhada na sua conta pessoal do Facebook, Christian escreveu: “Em memória de Freddie Eugene, 1971 — 2025. Sinto-me atordoado com a notícia do teu falecimento, Fredrik, meu velho amigo. É difícil colocar em palavras as emoções que sinto. Espero apenas que tenhas encontrado fnalmente a paz, pois não merecias menos. Sei que farás falta não só a mim, mas a muitos outros. Obrigado por fazeres parte da minha vida e por a teres colorido com a tua amizade e o teu talento musical, ambos tão evidentes no que foram os TERRA FIRMA. Tivemos momentos verdadeiramente fantásticos, e isso nunca mudará. Todo o meu amor.”
Guitarrista de enorme talento, FREDRIK LINDGREN fez parte dos UNLEASHED entre 1989 e 1995, tendo desempenhado um papel crucial na consolidação do som brutal e melódico que viria a definir a banda e a colocá-la entre os pioneiros do death metal sueco. Durante o seu período na formação, participou na criação e gravação de quatro álbuns de estúdio: a estreia «Where No Life Dwells», de 1991, «Shadows In The Deep», de 1992, «Across The Open Sea», de 1993, e «Victory», de 1995. Além disso, a sua habilidade como guitarrista também está eternizada nos álbuns ao vivo «Live In Vienna ’93» e «Eastern Blood – Hail To Poland».
Após a sua saída dos UNLEASHED, Lindgren continuou a dedicar-se à música, integrando diversas outras bandas suecas; entre elas, contam-se os roqueiros LOUD PIPES, HARMS WAY, BORN OF FIRE, CELESTIAL PAIN, ATLANTIC TIDE e TERRA FIRMA. Estes projectos reflectiram bem a sua versatilidade como músico, explorando diferentes nuances do rock e do metal, e deixando um legado que transcende em muito a sua contribuição inicial para os UNLEASHED.