FLOOR JANSEN cancela concertos a solo: “É uma decisão que não tomo de ânimo leve”

FLOOR JANSEN, a frontwoman dos NIGHTWISH, cancelou os seus concertos a solo anteriormente anunciados para os dias 6 e 8 de Julho, no Royal Park Live e no Caprepara, em Baarn e Bloemendaal, respectivamente. Hoje mais cedo, a cantora holandesa de 42 anos, que está grávida do seu segundo filho, divulgou a seguinte declaração através das suas redes sociais: “É com profundo pesar que tenho de cancelar os meus concertos nos dias 6 e 8 de Julho. A minha saúde não me permite actuar ao vivo de forma responsável. Fiquei exausta depois de ter feito o meu último espectáculo com os NIGHTWISH na Finlândia, tanto que desmaiei e tive que ser levada para o hospital de ambulância. Felizmente, os médicos determinaram que o meu bebé está saudável e não tenho nenhuma doença grave. No entanto, estava tão cansada que continuar a trabalhar deixou de ser uma opção. O concerto com os NIGHTWISH em Oslo teve que ser cancelado como resultado disso. Isso aconteceu há três semanas. Esperava poder recuperar energia suficiente para fazer estes maravilhosos espectáculos a solo na Holanda, mas infelizmente não é o caso. Para garantir a minha saúde e a do meu bebé ainda não nascido, preciso de descansar e de me concentrar inteiramente na minha recuperação e na fase final da minha gravidez. Cancelar um espectáculo parte-me o coração! É uma decisão que definitivamente não tomo de ânimo leve, mas espero vê-los num futuro próximo, quando a minha saúde melhorar. Por enquanto, vou despedir-me temporariamente dos palcos e prometo cuidar bem de mim e do meu pequeno.

Os NIGHTWISH fizeram o seu último concerto no passado dia 17 de Junho, no Lemonsoft Stadion, em Vaasa. Recorde-se que, em Abril, o grupo finlandês surpreendeu os fãs ao anunciar que não faria mais nenhum espectáculo ao vivo no futuro previsível e não fariam uma tour de divulgação do próximo álbum de estúdio, que deve ser lançado em 2024. “Com a nossa ‘Human :ll: Nature – World Tour’ a chegar ao fim, sentimos que agora é a hora certa para vos revelarmos os planos para a próxima fase da nossa jornada“, escreveram os músicos nas suas redes sociais a 6 de Abril. “Após os concertos planeados para Junho de 2023, vamos ‘pendurar as esporas’ por um tempo indeterminado no que diz respeito às apresentações ao vivo, e não faremos qualquer digressão com o próximo álbum. As razões para esta decisão são pessoais, mas todos concordamos que são vitais para o bem-estar e o futuro da banda. Podem ter a certeza de que ainda adoramos trabalhar juntos, e esta decisão não tem nada a ver com a gravidez da Floor ou os nossos outros projectos individuais. No entanto, um álbum de doze novas canções verá a luz do dia em 2024, assim como três vídeo-clips! A banda está positivamente empolgada em relação a esta nova aventura musical que se aproxima.

Em Novembro do ano passado Tuomas Holopainen, teclista e membro fundador dos NIGHTWISH, esteve à conversa com a Metal Hammer UK e levantou um pouco o véu em relação ao próximo disco do grupo, que sucede a «Human. :II: Nature.». Segundo o músico finlandês, o próximo disco é a terceira parte da trilogia que começou com «Endless Forms Most Beautiful», de 2015, e vai apresentar “grandes surpresas“, disse ele. “Depois de terminarmos o «Endless Forms Most Beautiful» soube imediatamente que tínhamos de fazer mais músicas baseadas nesse conceito, porque havia muito mais para explorar e contar ao mundo. E a mesma coisa aconteceu depois de fazermos o «Human. :II: Nature.»; sentimos que ainda não tínhamos terminado“, explicou Holopainen. “De certa forma, o próximo álbum é a terceira parte de uma trilogia, que começou com «Endless Forms Most Beautiful» e vai conter grandes surpresas. No entanto, parece-me uma continuação natural do «Human. :II: Nature.»“, complementou. Mais à frente na conversa, o músico finlandês confirmou que as maquetas para o próximo álbum já estão pronta há algum tempo. “O maravilhoso é que temos as demos prontas desde a Primavera passada”, revelou Tuomas. “Portanto, a música está pronta há seis meses e tivemos todo o tempo do mundo para passar tudo a pente fino. Tive momentos muito bons com a banda, a ouvir as maquetas nos nossos quartos de hotel“.