«Opera», o novo álbum dos italianos FLESHGOD APOCALYPSE, acaba de chegar aos escaparates e às plataformas de streaming. A banda actua hoje, 23 Agosto, no MILAGRE METALEIRO OPEN AIR.
Os maestros italianos do death metal sinfónico FLESHGOD APOCALYPSE acabam lançar o seu sexto LP de estúdio, intitulado «Opera», exactamente no mesmo dia em que tocam no Milagre Metaleiro Open Air. Em comunicado de imprensa, o longa-duração, lançado através da Nuclear Blast Records e disponível na íntegra no player ali em baixo, é descrito como “uma viagem musical arrebatadora inspirada no trágico acidente de montanhismo sofrido por Francesco Paoli, o vocalista e mentor da banda, em 2021.”
“Como artistas, é fundamental lembrar que tudo o que criamos sobrevive a nós, tem vida própria e, uma vez criado, pertence a todos e não temos mais controle sobre ele“, explica o estratega dos FLESHGOD APOCALYPSE. “A morte pode ocorrer abruptamente a qualquer momento e não há hipótese de mudar o que aconteceu quando partimos. No que me diz respeito, as primeiras coisas em que pensei quando percebi que podia ter morrido foi tentar perceber quem fui e o que estou a deixar para trás. Lembrei-me de toda a minha vida e descobri quanta determinação, sacrifício e honestidade coloquei na minha arte e isso deixou-me tão orgulhoso que teria morrido em paz.“
Estruturado como uma peça teatral dividida em dez actos, «Opera» estabelece uma ligação directa com a música clássica teatral italiana, combinando-a com a brutalidade épica do death metal sinfónico que já se transformou na imagem de marca sonora dos FLESHGOD APOCALYPSE. “Isto é amargo, mas inevitável: as melhores histórias surgem sempre da dor”, reflecte Francesco Paoli. “Neste caso, conseguimos transformar uma das piores situações da minha vida numa obra de arte, que incorpora o nosso crescimento pessoal e artístico e leva os ouvintes numa montanha-russa de emoções“.
“Pouco após ter recebido a minha alta hospitalar, apesar de estar na cama e incapaz de tocar, comecei de imediato a escrever com o Francesco Ferrini, porque a ideia era capturarmos o estado de espírito daqueles dias dramáticos e garantir que mantínhamos intacto o sentido de desespero e medo que ainda corria nas minhas veias após o acidente“, explica o músico. “Mais tarde, começámos a trabalhar com o resto do grupo para desenvolver essas ideias e criarmos a música que uma história tão forte merece, é música que tira o fôlego e nos lança num vórtex de sentimentos mistos e de desconforto. Acredito que conseguimos acertar em cheio, a 110%.“
Misturado e masterizado pelo reputado Jacob Hansen (famoso pelas suas colaborações com os Volbeat, Epica ou Arch Enemy, entre muitos outros), «Opera» marca mais um passo em frente para os FLESHGOD APOCALYPSE, incorporando novas sugestões naquela mistura única pela qual são conhecidos… Violência pura, orquestrações majestosas e melodias cativantes.
Em baixo, podes ver a sumptuosa capa, criada pela extraordinária artista Felicita Fiorini e pelo fotógrafo Francesco Esposito, e o alinhamento completo de «Opera», o novo álbum dos FLESHGOD APOCALYPSE. Os formatos físicos estão disponíveis na loja virtual da Nuclear Blast Records.
01. Ode to Art (De’ Sepolcri) | 02. I Can Never Die | 03. Pendulum | 04. Bloodclock | 05. At War With My Soul | 06. Morphine Waltz | 07. Matricide 8.21 | 08. Per Aspera Ad Astra | 09. Till Death Do Us Part | 10. Opera