Depois do francês HELLFEST ter anunciado que mais uma vez avançaria um ano na sua edição, é agora a vez do INFERNO e do GRASPOP METAL MEETING fazerem o mesmo. “Temos de anunciar que a 25ª edição do Graspop Metal Meeting não terá lugar este ano”, é assim, que começa, o comunicado emitido hoje pela organização do evento belga. “Não adoraríamos nada mais que dar as boas-vindas aos metalheads de todo o mundo em Dessel em Junho, mas infelizmente isso não será possível. A segurança dos visitantes, da equipa e dos artistas é sempre nossa principal preocupação.” Ao mesmo tempo, como tem sido habitual noutros eventos, são já anunciadas as datas de 16 a 19 de Junho de 2022 para a próxima edição.
Os bilhetes irão permanecer válidos, embora seja sublinhado que a Ticketmaster irá contactar os envolvidos. Ao mesmo tempo, permanece a promessa de tentar manter o máximo de nomes do cartaz. O festival belga é um dos maiores na Europa. Neste ano tinha nos AEROSMITH, FAITH NO MORE, FOREIGNER, JUDAS PRIEST, MEGADETH e MERCYFUL FATE alguns dos nomes maiores entre as dezenas habituais. Quase todos os nomes envolvidos eram já do cartaz anterior, levando a questionar sobre a probabilidade de ser exequível manter por três anos os mesmos nomes, quando há novos discos a sair e a necessidade de fazer digressões é grande para todos.
Também esta semana, foi a vez do festival INFERNO, em Oslo, na Noruega adiar a sua edição para Abril de 2022, deixando a promessa de também eles manterem um cartaz que incluía nomes como AMORPHIS, IHSAHN, VENOM, GORGOROTH, KREATOR ou MAYHEM, entre muitos outros. Com um comunicado do britânico DOWNLOAD esperado para o próximo dia 1 de Março, será quase certo haver novas más notícias. Recorde-se que também os AEROSMITH anunciaram esta semana o adiamento da sua digressão europeia. Paira agora a dúvida sobre os restantes festivais, e mesmo datas anunciadas um pouco por toda a parte, para princípios de Junho.