O guitarrista, timoneiro e principal compositor dos FEAR FACTORY garante que já há planos firmes para um novo disco e elogia química da actual formação da banda.
Com uma nova etapa na sua carreira já firmemente em marcha, os FEAR FACTORY continuam a alimentar o entusiasmo dos fãs por todo o mundo. Numa entrevista recente, o guitarrista e fundador Dino Cazares não só reflectiu sobre o estado da actual formação da banda californiana como revelou planos concretos para o muito aguardado próximo álbum de estúdio.
Agora com Milo Silvestro na voz e Pete Webber na bateria, a máquina dos FEAR FACTORY entrou numa nova fase de vitalidade após diversos anos de instabilidade. Segundo Cazares, a resposta do público tem sido esmagadoramente positiva: “Os fãs estão a reagir muito bem à nova formação. Tem sido tudo muito positivo.” O vocalista italiano foi recrutado durante a pandemia, numa selecção virtual que envolveu mais de 300 candidaturas enviadas em vídeo.
“Estávamos à procura de um vocalista e recebemos mais de 300 vídeos de candidatos. Foi tudo feito online, porque as pessoas não podiam viajar por causa da COVID. Mas uma candidatura destacou-se — a do Milo. Quando o banimento de viagens foi levantado, ele conseguiu voar para Los Angeles e fazer uma audição presencial. E correu tudo bem“, recordou o timoneiro dos FEAR FACTORY ao canal eslovaco Tomketoviny.
Pete Webber, conhecido do público pela sua passagem pelos thrashers HAVOK, entrou como substituto temporário de Mike Heller, mas acabou por conquistar um lugar definitivo na banda: “O nosso baterista anterior tinha outros compromissos e não pôde continuar. O Pete entrou, gostámos muito da atitude dele, da forma como toca — e isso é muito importante”, explicou Cazares.
A actual tour europeia dos FEAR FACTORY, que arrancou a 18 de Julho em Essen, na Alemanha, celebra os 30 anos de «Demanufacture», o icónico segundo álbum da banda, lançado originalmente em 1995. A formação actual do grupo inclui Dino Cazares, Milo Silvestro, Pete Webber e Tony Campos (também dos STATIC-X). No entanto, nesta rota europeia, é Ricky Bonazza (dos BUTCHER BABIES) quem assegura o baixo, uma vez que Campos está ocupado noutra digressão.
Questionado sobre quando os fãs poderão finalmente ouvir novo material dos FEAR FACTORY, Cazares foi peremptório: “Para o ano, com certeza. 100%. Talvez um single ainda este ano, mas o álbum será no próximo.” O foco, sublinhou, está inteiramente em FEAR FACTORY. Apesar de manter outros projectos como DIVINE HERESY e ASESINO, o guitarrista confessou que esses ficaram temporariamente de lado: “Este ano só vou fazer um concerto com os ASESINO, a 13 de Dezembro na Cidade do México, e é tudo. Agora estamos totalmente concentrados nos FEAR FACTORY. Temos de terminar o novo disco e lançá-lo para que os fãs o ouçam. Toda a gente quer ouvir o Milo no novo álbum. Isso é o mais importante neste momento.”
A adição oficial de Milo Silvestro à banda foi anunciada em Fevereiro de 2023, e o seu primeiro concerto como vocalista principal dos FEAR FACTORY aconteceu a 5 de Maio desse ano no mítico Whisky A Go Go, em West Hollywood, na Califórnia. Desde então, o cantor italiano tem conquistado a confiança dos fãs e a cumplicidade dos colegas, cimentando a nova era dos FEAR FACTORY com garra e identidade própria. Com a máquina bem oleada, a banda prepara-se agora para o próximo passo de uma carreira marcada por reinvenções e persistência. Para os fãs, a promessa está feita: 2026 trará finalmente o regresso ao estúdio — com a nova voz da banda gravada em definitivo.















