FEAR FACTORY

Os FEAR FACTORY querem lançar um novo álbum “o mais rapidamente possível”

Uma vez lançado, o álbum ainda sem nome será o primeiro dos FEAR FACTORY a contar com o vocalista Milo Silvestro.

Parece que andamos a falar sobre um novo álbum dos FEAR FACTORY há uma eternidade, mas os fãs da banda de metal industrial aparentemente não terão de esperar muito mais — nem que seja, pelo menos, só por uma nova canção. Durante uma entrevista recente ao BPM Live, Dino Cazares, o guitarrista e líder do grupo californiano revelou que um novo lançamento de estúdio pode ser editado em breve, mas que está garantido que vão lançar um single antes de 2024 chegar ao fim.

Uma vez lançado, o álbum ainda sem nome será o primeiro dos FEAR FACTORY a contar com o vocalista Milo Silvestro e o muito aguardado sucessor de «Aggression Continuum» de 2021. Durante a conversa, que podes escutar na íntegra em baixo, Cazares explicou também que o lançamento do novo álbum não vai acontecer mais cedo, porque a banda tem planos para fazer diversas digressões durante este ano.

Queremos tentar lançar algo o mais rapidamente possível, mas pode demorar um pouco porque temos muitas digressões pela frente“, disse o timoneiro dos FEAR FACTORY, que nos visitaram no ano passado. “Estou a tentar assegurar que não marcamos mais espectáculos após o final de Junho para podermos ir directos para o estúdio e começar a gravar. No entanto, temos a agenda praticamente lotada de agora até o final de Junho… Vão ser uns bons seis meses na estrada. No entanto, temos de lançar, pelo menos, um single antes do final do ano.

No dia 21 de Fevereiro de 2023, o guitarrista e mentor dos FEAR FACTORY, anunciou finalmente o novo vocalista da banda, após um exaustivo processo de audição que incluiu 300 vocalistas diferentes. O cantor original do grupo, Burton C. Bell, deixou a banda em 2020 e, apesar de ter dito que já tinha encontrado um substituto no ano seguinte, Cazares demorou três anos a concretizar a promessa.

A escolha recaiu, como sabemos, num desconhecido Milo Silvestro, que conseguiu o cobiçado lugar após Dino ter visto alguns vídeos em que o cantor italiano fazia algumas versões de temas da banda oriunda de Los Angeles. Silvestro, que faz metal electrónico como Dead Channel, vem de uma família com tradição musical e iniciou a sua jornada criativa como baterista.

Os meus pais são músicos profissionais“, explicou Milo no vídeo em que revelou ao mundo o seu envolvimento nos FEAR FACTORY. “A minha mãe é professora de canto; o meu pai é guitarrista e compositor profissional de blues“, diz o músico, que tinha apenas doze anos quando começou a tocar bateria e percussão. “Essas são as minhas principais paixões… O ritmo e o groove.” No entanto, com o metal, diz ter encontrado uma forma de “deixar certas coisas saírem” do seu sistema.

Fiz um versão vocal, um medley com pedaços de vários temas do «Soul Of A New Machine»“, recorda o cantor. “Resolvi colocá-la online… Só para que algumas pessoas o vissem. E, felizmente, o Dino estava naquela página e elogiou-me“. Cazares, por seu lado, acrescenta: “Ele fazia todos os guturais e todas as vozes melódicas de uma forma fantástica. Fiquei logo muito impressionado e, depois, segui-o durante os últimos dois anos porque vi alguns dos vídeos que colocou na página numa página de fãs dos Fear Factory no Facebook.

O guitarrista aponta também para um vídeo de outra versão da banda assinado por Silvestro em 2013, em que o músico canta e toca guitarra, bateria e baixo. “Esta é uma enorme oportunidade para mim“, desabafa Silvestro. “Sou fã da banda há muitos anos e ainda parece muito surreal, mas estou muito estusiasmado. Sei que tenho uns sapatos enormes para preencher, mas estou aqui para fazer isso da melhor forma possível e para fazer justiça ao legado vocal desta lendária banda.