Os FEAR FACTORY regressaram recentemente à actividade com um GoFundMe para ajudar a terminar um novo álbum que, alegadamente, será editado pela Nuclear Blast em 2021. O único problema é que o guitarrista Dino Cazares parece ser o único responsável pela recolha de fundos, com o vocalista Burton C. Bell a afirmar prontamente não ter nada a ver com isso. Na sequência de uma troca de insultos, Bell comunicou então a sua saída da banda no início da semana passada, com Cazares a responder dizendo que Bell precisava de “dizer a verdade“. Agora, o guitarrista fez o seu próprio comunicado em relação à saída de Bell, dizendo que não tem bem a certeza do que aconteceu.
“Todos nós ficámos tristes e surpresos com a notícia, já que esta decisão não foi discutida com ninguém no campo dos Fear Factory“, começa por dizer Cazares. “Há mais de um ano que o Burton não fala com ninguém, o que tornou toda a comunicação ainda mais difícil. Com o nosso próximo álbum escrito para lançamento de 2021, é triste que ele tenha escolhido fazer isto. Tem havido muita especulação acerca das razões por trás desta decisão, com muitos dos fãs a publicarem comentários negativos e, às vezes, muito prejudiciais nas nossas redes sociais, principalmente dirigidos a mim. No entanto, existem muitas imprecisões e inconstâncias na declaração do Burton e, como sempre, há dois lados para cada história.“
“Após uma longa batalha judicial com os dois ex-membros da banda, o Burton perdeu os direitos legais do nome Fear Factory“, esclarece o guitarrista. “Eu tive oportunidade de obter o nome e senti que era a coisa certa a fazer por nós os dois para que, depois de quase quatro anos, podermos continuar como Fear Factory, fazer mais discos e fazer digressões. É por isso que é tão triste saber que ele decidiu sair e, na minha opinião, porque qualquer problema que tivesse poderia ter sido resolvido. Respeito a sua decisão, embora não a entenda. Acho que, às vezes, as pessoas só precisam de fazer grandes mudanças nas suas vidas. Embora esteja a ser culpado pela sua saída, não estou zangado porque sou uma pessoa segura e forte. Consigo perdoar todas as mentiras, toda a negatividade e a culpa que vem dele e de alguns fãs, porque realmente não sei o que se está a passar e as pessoas lidam de forma diferente com uma grande perda.“
“Uma coisa que tem de ficar clara, no entanto, e que vou reiterar mais uma vez, é que a campanha GoFundMe está a ser usada exclusivamente para completar o álbum“, pode ler-se mais à frente. “Enquanto escrevo isto, a mistura e a masterização do álbum já estão a decorrer e não podemos esperar para que vocês, os fãs, possam ouvir o disco. E sim, mesmo depois da decisão do Burton de abandonar os Fear Factory, todas as suas vocalizações permanecerão no álbum. Para aqueles que já contribuíram para o GoFundMe, agradecemos imensamente! Burton, vou sentir a tua falta e, depois de um legado de trinta anos como frontman dos Fear Factory, só posso desejar-te tudo de melhor para todos os teus empreendimentos actuais e futuros e quero agradecer por todos os teus anos de serviço aos Fear Factory. Por enquanto, a porta permanece aberta para o Burton caso deseje regressar, mas a porta não ficará aberta para sempre. Aconteça o que acontecer, os Fear Factory estão aqui para ficar.“