FEAR FACTORY

FEAR FACTORY: 29 anos de «Demanufacture»

Quase três décadas depois, o «Demanufacture», dos FEAR FACTORY, continua a ser um dos registos mais bem-sucedidos da música extrema dos anos 90 — tanto a nível comercial como artístico.

Criadores e pioneiros do cyber metal como sub-género do extremismo sonoro, os FEAR FACTORY foram uma das primeiras bandas a misturar o peso castigador do death metal com a dureza fria dos samples e da electrónica industrial, dando origem a uma paleta sónica suficientemente variada para poderem expressar a sua visão sombria e pessimista da sociedade, totalmente dominada pela tecnologia, em que vivemos hoje.

Ao longo das últimas três décadas, conquistaram um lugar de destaque no espectro da música extrema graças a uma sequência letal de álbuns de qualidade superior e, desde bem cedo, afirmaram-se como uma das propostas mais excitantes saídas do underground dos 90s. A abordagem inovadora à fusão de géneros aparentemente díspares como o death metal e o industrial fez com que, desde a edição de «Soul Of A New Machine», a estreia de 1992, os FEAR FACTORY tenham tido um impacto muito significativo no universo da música pesada — em todos os seus quadrantes.

Criados na cidade de Los Angeles em 1990, os FEAR FACTORY entraram de rompante no espectro da música extrema com o lançamento do seu álbum de estreia. Fundindo uma base declaradamente death metal com influências industriais, a formação original do projecto deu origem a uma sonoridade que nunca tinha sido explorada de forma tão intensa.

Pouco tempo depois, a banda surpreendeu de novo com a edição de «Fear Is The Mindkiller», um EP composto por remisturas de temas de «Soul Of A New Machine» assinadas por Rhys Fulber e Bill Leeb (dos Front Line Assembly). O arrojo da experiência foi recebido com aplausos e, com «Demanufacture», de 1995, os FEAR FACTORY materializaram de uma vez por todas o seu imenso génio criativo.

Pis bem, originalmente editado a 13 de Junho de 1995 pela Roadrunner Records, o segundo álbum dos FEAR FACTORY, quarteto então formado por Burton C. Bell  na voz, Dino Cazares na guitarra, Raymond Herrera na bateria e Christian Olde Wolbers no baixo foi lançado há exactamente 29 anos. O disco foi gravado entre 7 de Outubro e 30 de Novembro de 1994 nos Bearsville Studios, numa parceria entre a própria banda e os produtores Colin Richardson e Rhys Fulber.

Dois anos antes, aquando da edição da estreia «Soul Of A New Machine», provavelmente foram poucos os que estavam suficientemente atentos para perceber quão revolucionários poderiam ser os FEAR FACTORY. Embora não fosse um clássico do início ao fim, o disco revelou-se uma colecção de temas excepcionais e, verdade seja dita, deu início a uma nova era no metal, através da sua fusão com o industrial mais extremo.

Três anos depois, com o «Demanufacture», a banda concretizou na plenitude os seus intentos e, com uma pujante mistura da guturalidade própria do death metal, de ganchos pop e de um conceito futurista, assinaram — tanto a nível comercial como artístico — um dos registos mais bem-sucedidos da música extrema dos anos 90.