Os FEAR FACTORY até podem ter um novo álbum quase pronto a editar, mas o vocalista Burton C. Bell acaba de revelar que abandonou o grupo. O vocalista e frontman do grupo de Los Angeles confirmou a sua saída num comunicado divulgado através do seu site oficial, em que expressa o peso que as disputas legais dos últimos anos colocaram os seus ombros e partilha o desejo de concentrar todas as suas energias na sua outra banda, os ASCENSION OF THE WATCHERS. Embora tenha sido recentemente revelado que o guitarrista Dino Cazares saiu vitorioso das suas acções judiciais associadas à marca FEAR FACTORY e da promessa de nova música em 2021, tornou-se rapidamente óbvio que havia uma divisão entre o guitarrista e o vocalista, uma vez que Bell negou ter qualquer conhecimento da campanha de crowdfunding que Cazares anunciou para ajudar a pagar os custos de produção do novo disco.
Nesta nova declaração, Bell invoca as “representações desonestas e acusações infundadas de membros passados e presentes da banda“, acrescentando que tudo é “um drama tóxico” do qual escolhe não fazer parte. “Após uma considerável e contemplativa busca de alma, cheguei à conclusão de que não posso alinhar-me com alguém em quem não confio, e que nem respeito. Portanto, estou a anunciar aos fãs a minha saída dos Fear Factory para que possa concentrar todos os meus esforços, energia e atenção no sucesso contínuo dos Ascension of The Watchers e de todos os meus empreendimentos futuros“, explica o cantor. Podes ler a declaração completa do músico aqui.
No dia 10 de Setembro, poucos dias depois de Dino Cazares, o guitarrista da banda, ter dito que não ponderava fazer algo do género, os FEAR FACTORY lançaram uma campanha de crowdfunding para financiar o seu novo longa-duração. No entanto, para surpresa geral, nesse mesmo dia, Bell, que liderou o grupo desde o início e durante todas as suas fases, disse ao podcast Aftershocks: “Bem, nós terminámos e entregámos um novo álbum dos FEAR FACTORY em 2017 — misturado, masterizado, com a arte final e tudo mais. Agora, veremos o que a Nuclear Blast vai lançar. Não faço a mínima ideia. O meu foco agora são os ASCENSION OF THE WATCHERS“. Na sexta-feira, dia 11, o vocalista reforçou o distanciamento do projecto com um post no seu Facebook oficial e no Instagram a dizer que “não faz parte” e não está “a beneficiar” de nenhuma campanha GoFundMe.
Isso, claro, gerou alguma confusão entre os fãs, especialmente porque Dino já havia indicado que Bell faria parte do próximo álbum. Mais tarde no dia 11 de Setembro, o guitarrista divulgou então um comunicado a expor os seus motivos para ter lançado a campanha do GoFundMe e a esclarecer o envolvimento de Burton C. Bell no álbum. Na sua declaração, Dino Cazares explica que todas as doações serão destinadas a cobrir os custos de produção recém-incorridos com a gravação do novo álbum do grupo, incluindo regravação de bateria, guitarra, baixo e teclado, bem como mistura e masterização por Andy Sneap. As linhas vocais originais, gravadas por Burton em 2017, permanecerão na nova versão. A campanha de arrecadação de fundos dos FEAR FACTORY marca a sua primeira actividade pública desde que completaram uma tour nos Estados Unidos, 2016, na qual apresentaram o seu segundo álbum, o clássico «Demanufacture», na totalidade.