Com «The Real Thing» e o enorme sucesso de «Epic», os FAITH NO MORE não só regressaram aos tops de vendas como abriram as portas para a consagração dos MR. BUNGLE… Nesse momento, a música pesada descobriu um novo vocalista de respeito: Mike Patton!
“One hit wonders“. O termo que designa aqueles grupos que conseguem meter um tema nos tops, atingir o estatuto de estrelas e nunca mais repetirem esse feito. Foi claramente o caso dos FAITH NO MORE na encarnação com Chuck Mosley na voz, durante os anos 80. No entanto, em finais da década, o grupo mudaria de vocalista, introduzindo um desconhecido Mike Patton na formação, e lançaria «The Real Thing», eleito por muitos como melhor álbum de 1989.
A banda que muitos conheciam apenas de uma t-shirt usada por Jason Newsted entrou rapidamente em alta rotação na MTV e encontrou bons slots em digressões, ao ponto de assegurarem, um par de anos depois, a primeira parte da mítica Use Your Illusion Tour, dos GUNS N’ ROSES, que passaria pelo extinto Estádio José de Alvalade.
O vídeo ali em baixo está truncado, mas ambos os temas são do mesmo concerto e reúnem convidados de peso em palco, para além de permitirem testemunhar não só a presença dos músicos e a capacidade vocal de Patton, como o poder musical do grupo num tema que antecedeu o nu-metal e fez dos FAITH NO MORE uma enorme inspiração para muita da música que se fez no final dos anos 90.
«Epic» é, sem dúvida, um grande tema, e a guitarra de Jim Martin reforça o mesmo, ao passo que a secção rítmica faria história, ao ponto de Mike Bordin vir a integrar a banda de Ozzy Osbourne, que aqui mostra uma energia diferente daquela nas recentes décadas. E sim, no meio de tudo isto, James Hetfield quase passa despercebido. Com «The Real Thing», os FAITH NO MORE não só regressaram às tabelas de vendas como abriram as portas para os MR. BUNGLE e a música pesada descobriu um novo vocalista de respeito: Mike Patton!