Foi recentemente lançada uma campanha GoFundMe para o baterista do EXODUS, Tom Hunting, que está a lutar com um carcinoma de células escamosas do estômago proximal. A campanha, intitulada “Help Tom Hunting with his cancer battle!”, foi organizada pelo guitarrista Gary Holt que, numa mensagem introdutória, escreve: “Depois de décadas dedicadas a colocar as baterias mais violentas no thrash, o Tom Hunting foi diagnosticado com cancro. Enquanto luta e derrota isso, vai precisar de ajuda para pagar as suas despesas, tanto com os médicos como com a sua casa. Durante esta pandemia, o Tom, como muitos de nós, trabalhou para se manter enquanto esperamos que as digressões recomecem, mas agora não pode fazer isso enquanto faz quimioterapia e outros tratamentos para superar a doença e voltar para trás da sua bateria com os seus irmãos dos EXODUS.” As doações podem ser feitas aqui.
Recorde-se que o músico de 65 anos revelou o seu diagnóstico através de um comunicado de imprensa divulgado no passado dia 13 de Abril. “Vou começar hoje o tratamento para um carcinoma de células escamosas. É um tumor gástrico, que me foi diagnosticado na parte superior do estômago em Fevereiro. Estou a tornar isto público para aumentar a conscientização das pessoas para que prestem atenção aos sintomas de problemas estomacais e esofágicos. Se persistirem, por favor, marquem uma consulta no médico“. Segundo o skincancer.org, o carcinoma das células escamosas é o segundo tipo de cancro de pele mais comum. O número de diagnósticos anuais é estimado em 450 mil casos.
“Não vou ficar envergonhado por falar sobre isso“, disse ainda o músico norte-americano no seu comunicado. “Sinto que, se puder ajudar alguém com o que aprendi, ou se alguém por aí tiver informações para partilhar comigo, é uma situação em que todos saíamos a ganhar! Poder nomear o inimigo dá-nos força e ficamos um passo mais perto de matá-lo! E pronto, essas são as más notícias. A boa notícia é que me sinto bem fisicamente! Vou bater nisto com a força com que bateria numa tarola que me deve dinheiro!!! Estou a ser acompanhado por óptimos médicos e um óptimo sistema de apoio que é um exército em si. Estou pronto para a luta!“.
Antes de se despedir, Hunting faz ainda alusão aos próximos passos dos EXODUS, dizendo que a banda tem “muito o que comemorar este ano com o lançamento do que será um álbum que definirá a nossa carreira e as digressões que se vão seguir! Estou feliz que todos possam ouvi-lo e ainda mais animado por pensar na hipótese de voltar para a estrada e tocar um pouco! Vejo-vos em breve!“. Como noticiado anteriormente, a banda oriunda da Bay Area de São Francisco concluiu recentemente o processo de gravação de um novo álbum, que carrega o título «Persona Non Grata» e será lançado durante o Verão pela Nuclear Blast. O disco sucede a «Blood In Blood Out», de 2014, que foi o primeiro lançamento dos thrashers desde a saída de Rob Dukes, que foi vocalista do grupo durante nove anos, e o retorno de Steve “Zetro” Souza, que anteriormente liderou os EXODUS de 1986 a 1993 e de 2002 a 2004.