GRAVEYARD

Os EVANESCENCE estão de regresso com o seu primeiro tema inédito em quatro anos e Amy Lee já revelou alguns detalhes sobre um novo álbum,

Os EVANESCENCE lançaram hoje um novo tema, intitulado «Afterlife», que marca o início de uma nova fase para a banda liderada por Amy Lee. A canção, co-escrita por Lee e pelo produtor e compositor Alex Seaver (conhecido pelo nome artístico Mako), foi produzida por Nick Raskulinecz, colaborador habitual da banda e sinaliza não só o regresso dos EVANESCENCE ao estúdio, como também fará parte da banda sonora de Devil May Cry, uma muito aguardada nova série de animação da Netflix.

Na adaptação animada do icónico jogo da Capcom, que foi realizada por Adi Shankar, Dante, um caçador de demónios órfão, vê-se envolvido numa luta para impedir que o portal entre o mundo dos humanos e um mundo demoníaco seja aberto. Uma versão alternativa de «Afterlife», cujo original pode ser escutado no player ali em baixo, vai ser usada em diversos momentos estratégicos da série, reforçando a atmosfera sombria e intensa que caracteriza o universo de Devil May Cry.

Numa entrevista recente à Audacy Music, Amy Lee, a líder e estratega dos EVANESCENCE, revelou como a colaboração com Alex Seaver surgiu de forma inesperada: “A Netflix entrou em contacto comigo através do Mako, que já estava a trabalhar na banda sonora da série e tinha esta música começada. Nós os dois já tínhamos trabalhado juntos antes numa canção com a Lindsey Stirling que foi gravada durante a pandemia. Portanto, ele enviou-me o tema por e-mail, e eu comecei a criar as linhas vocais… Para ser sincera, até hoje nunca o conheci pessoalmente, mas a química criativa surgiu num ápice.”

A vocalista acrescentou ainda que o processo de finalização da música aconteceu muito rapidamente e envolveu toda a banda: “Percebemos que isto tinha potencial para ser um tema dos EVANESCENCE, então decidimos envolver o resto da banda e levar o processo até ao fim. Voltámos a trabalhar uma vez mais com o Nick Raskulinecz, que já tinha produzido os nossos dois últimos álbuns. Como ele está em Nashville, foi fácil para mim estar sempre por lá a incomodá-lo até terminarmos tudo.”

Segundo a cantora, «Afterlife» é apenas o começo. Amy Lee confirmou que os EVANESCENCE já estão a trabalhar em música nova para um futuro álbum, embora sem avançar uma data de lançamento: “Estamos muito entusiasmados por ter música nova entre mãos. Esta é a primeira de muitas… Estamos a trabalhar em várias canções neste momento para um novo álbum, mas esta oportunidade com a Netflix acelerou muito o processo.”

Este novo ciclo criativo surge pouco depois da banda ter celebrado o 20.º aniversário de «Fallen», o disco de 2003 que lançou os EVANESCENCE para o estrelato global com singles de sucessos como «Bring Me To Life», «Going Under» e «My Immortal». Desde então, os EVANESCENCE já lançaram cinco álbuns de estúdio, incluindo o multi-platinado «The Open Door», de 2004, e o homónimo «Evanescence», de 2011, atingindo com ambos o topo da Billboard 200. Em 2021, após uma década sem material novo, a banda regressou com «The Bitter Truth», um disco que reafirmou a sua relevância no cenário rock.

Actualmente, os EVANESCENCE, que são compostos por Amy Lee, Tim McCord na guitarra, Will Hunt na bateria, Troy McLawhorn na guitarra e Emma Anzai no baixo e vozes de apoio, continuam a somar êxitos em palco. A mais recente digressão pela América Latina incluiu um concerto histórico no Allianz Parque, em São Paulo, onde tocaram para 40 mil pessoas — o maior espetáculo em nome próprio da carreira da banda. Agora, com «Afterlife», os EVANESCENCE não só anunciam uma nova fase criativa, como afirmam uma vez mais a sua posição como uma das bandas de rock mais icónicas das últimas duas décadas.