A noção de que as vacinas para a COVID-19 serão utilizadas pelos governos de todo o mundo para seguir cada movimento da raça humana tem sido há muito um tema de discussão entre os aficionadas das teorias da conspiração. Mas agora surgiram novas “provas” dos proponentes italianos da ideia, isto é, seriam provas, se não fosse um esquema do pedal da Boss Metal Zone. Os teóricos da conspiração partilharam o esquema online, afirmando que representava o diagrama para o suposto chip 5G. O esquema apresenta uma secção rotulada “frequência 5G” – claramente a fonte do momento eureka de muitos teóricos – assim como os termos que os guitarristas entenderão por familiares: MT-2 Gain e Footswitch, entre os mais reconhecíveis.
Mario Fusco, um engenheiro de software sénior da Redhat, detectou a desinformação e levou-a para o Twitter para a sinalizar.
Here in Italy people started to share this figure claiming that this is the diagram of the 5G chip that has been inserted in the covid vaccine.
— Mario Fusco 🇪🇺 (@mariofusco) December 28, 2020
In reality it is the electric circuit of a guitar pedal and I believe that putting it in the covid vaccine has been an excellent idea💡 pic.twitter.com/qXKnv7VVly
“Aqui, em Itália, as pessoas começaram a partilhar esta figura alegando que este é o diagrama do chip 5G que foi inserido na vacina da covid“, escreveu Fusco. “Na realidade, é o circuito eléctrico de um pedal de guitarra“. Naturalmente, a imagem obteve algumas respostas bem humoradas, como a de um utilizador que escreveu: “Excelente. É bom saber que 5G depende de op-amps e cerca de 1n4148 díodos. A velha escola. Nada desse disparate digital e de microprocessador. Levarei uma em cada braço“. “Este é um Boss MT-2 Metal Zone e, confiem em mim, não está a curar ninguém de nada, excepto talvez um bom timbre“, escreveu outro utilizador daquela rede social. Portanto, se a teoria estivesse correcta, assim que fosse a tua vez, terias op-amps e díodos 1n4148 injectados directamente na corrente sanguínea. Isso não seria necessariamente mau, afinal…
[via ARTE SONORA, onde podes ler também mais sobre o MT-2 da BOSS]