Com «Arcana», os EPICA abrem um novo capítulo no metal sinfónico e antecipam o seu próximo álbum de estúdio, que tem data de lançamento apontada para 2025.
Os gigantes neerlandeses do metal sinfónico EPICA lançaram um novo single, intitulado «Arcana», que marca o início de um novo capítulo na sua história de duas décadas. Esta é a primeira novidade musical vinda do lado destes muito aplaudidos músicos desde o aclamado álbum «Omega», de 2021, sucedido depois pelo EP colaborativo «The Alchemy Project», e oferece um vislumbre do futuro sonoro da banda, que deverá revelar-se em toda a sua plenitude num novo álbum em 2025.
Segundo o próprio grupo, «Arcana» conduz o ouvinte por uma viagem de (r)evolução espiritual, fazendo uma reflexão sobre a consciência superior e o autoconhecimento. “Foi uma criação espontânea, surgiu de forma tão natural que parecia escrever-se a si própria“, comentam os membros do grupo. Musicalmente, a faixa mantém intocada a assinatura clássica dos EPICA, mas com uma pitada nostálgica, evocando o rock alternativo dos anos 80.
O novo single já está disponível em todas as plataformas de streaming e inclui a colaboração «The Ghost In Me (Danse Macabre)», lançada recentemente em parceria com o parque temático Efteling, situado nos Países Baixos. O vídeo-clip de «Arcana», que pode ser visto no player em baixo, foi realizado por Remko Tielemans.
Numa entrevista recente ao Mariskal Rock, de Espanha, Simone Simons revelou alguns detalhes sobre o próximo álbum dos EPICA, previsto para 2025. “Devemos lançar um novo single já no final do Verão, e o álbum chegará em 2025”, afirmou a cantora, explicando ainda que este será um dos álbuns mais épicos da banda até agora. “Incorporámos alguns elementos novos, mas também revisitámos as nossas raízes. Vai ser incrível, mal posso esperar para que as pessoas o ouçam“, declarou com entusiasmo.
Verdade seja dita, após o EP «The Alchemy Project», lançado em 2022 com colaborações de artistas de renome como os Fleshgod Apocalypse e Björn Strid (dos Soilwork), os EPICA mostram mais uma vez a sua capacidade de inovação e de cruzarem fronteiras musicais. «Arcana» afirma-se como um prelúdio promissor para uma nova fase que promete intensificar ainda um pouco mais a experiência que o grupo neerlandês proporciona aos seus seguidores.