Os membros originais dos ENTOMBED, os guitarristas Alex Hellid e Uffe Cederlund e o baterista Nicke Andersson, acabam de divulgar um comunicado sobre a morte recente de Lars-Göran “LG” Petrov. O vocalista pioneiro dos ENTOMBED e ENTOMBED A.D. faleceu no passado Domingo, dia 7 de Março, após uma batalha contra um cancro do ducto biliar. O lendário músico underground tinha apenas 49 anos e, desde o momento em que a sua trágica morte foi tornada pública, têm-se sucedido as homenagens nas redes sociais, com músicos de bandas como AT THE GATES, ARCH ENEMY, CARCASS e KREATOR, entre muitos outros, a dizerem um último adeus virtual ao músico.
Numa publicação oficial da página da banda sueca no Facebook, que pode ser vista em baixo, Hellid, Cederlund e Andersson escreveram: “Todos os anos, todas as batalhas, todos os sonhos, a luta, as recompensas, o humor, as risadas e as lágrimas. Foi uma longa jornada e as memórias são muitas e fantásticas. Tudo o que experimentámos e rimos juntos, o grande e o pequeno, sermos adolescentes quase a crescer. As tuas tiradas agora lendárias e únicas, todos os teus ‘LGismos’, que certamente um dia encontrarão o seu lugar no dicionário. Como é que alguém pode argumentar contra ‘a pizza foi inventada no final dos anos 70 pelos turcos em Bredäng (Suécia)’?!? Os nossos pensamentos vão para a tua família, e a tua outra família mais ampla — os teus muitos amigos em todo o mundo. Através de todos aqueles que tocaste, continuas a viver. Vamos sentir a tua falta para sempre, um membro da nossa família, e vamos manter sempre as boas lembranças connosco. Descansa em paz LG”.
Lars-Göran Petrov, carinhosamente mais conhecido como L-G Petrov, nasceu a 17 de Fevereiro de 1972, e tornou-se famoso pelo seu trabalho com os ENTOMBED. No entanto, antes de integrar a famosa banda de death metal, tocou bateria com os MORBID, que contavam com o vocalista dos MAYHEM, Per Yngve “Dead” Ohlin, na formação original. Petrov acabaria por ingressar nos NIHILIST em 1988, com a banda a mudar de nome para ENTOMBED logo no ano seguinte, mesmo a tempo de lançar o seu muito aplaudido disco de estreia, «Left Hand Path», em 1990. Poucos meses depois, é forçado a deixar a banda na sequência “um passe imprudente” em relação à namorada do baterista Nicke Andersson. Nesse período de afastamento, Petrov continuou activo no underground e gravou as linhas de voz para o álbum de estreia dos COMECON, «Megatrends In Brutality». Em 1992, acabaria por regressar aos ENTOMBED, gravando discos tão incontornáveis como «Wolverine Blues» ou «Too Ride, Shoot Straight And Speak The Truth», e com os quais se manteve até 2014. Nesse ano, criou os ENTOMBED AD e, durante a última década, ingressou como vocalista principal no super-grupo de death metal FIRESPAWN, em que surgia ladeado por actuais e ex-membros dos NECROPHOBIC, UNLEASHED e DARK FUNERAL. A LOUD! deixa aqui as suas sentidas condolências à família, aos amigos e colegas de banda de L-G Petrov.