ENSLAVED

ENSLAVED: Ivar Bjørnson explica porque nunca foram realmente uma banda de black metal

Afinal, o que separa os ENSLAVED de tantas outras bandas surgidas na Noruega durante os 90s?

Surgidos nos anos 90 no seio da efervescente segunda vaga do black metal, os ENSLAVED nunca aderiram aos clichés do género e, incorporando a herança viking na sua música, sempre se destacaram de toda a competição graças a um som próprio e a uma personalidade bastante vincada.

Numa entrevista com a revista Metal Hammer UK, Matt Mills perguntou a Ivar Bjørnson, guitarrista, principal compositor e um dos fundadores da banda, se considera que os ENSLAVED ainda podem ser descritos como uma banda de black metal, e o multi-instrumentista respondeu que o seu grupo nunca encaixou no citado estilo.

Nós vamos ser sempre associados a esse movimento, mas eu disse desde o primeiro dia que não éramos realmente uma banda de black metal“, começou por dizer Ivar. “Para nós, o black metal será sempre metal extremo com ideologia satânica, e nós nunca tivemos isso na nossa música. No entanto, é claro que ainda revisitamos as nossas raízes. O Euronymous, dos Mayhem, foi a minha principal inspiração para começar a tocar guitarra e, para mim, sempre foi uma referência como compositor“.

Mais de três décadas depois de terem dado os primeiros passos, os ENSLAVED não mostram qualquer vontade de abrandar. Ao longo dos últimos trinta anos, lançaram quinze álbuns que atravessam uma grande variedade de sons, desde o viking metal e do black metal mais tradicional até ao black metal progressivo dos seus lançamentos mais recentes. O 16.º disco de longa-duração, «Heimdal», foi lançado em Março de 2023 através da Nuclear Blast Records.

Em todos estes anos, a mitologia nórdica tem sido o nosso cordão umbilical para os reinos do misticismo e da filosofia, e a nossa porta de entrada para os reinos da psicologia profunda e para os mundos esotéricos mais além“, explica a banda. “Uma das personagens mais fascinantes da nossa mitologia é Heimdal, e ele tem estado à espreita nas nossas mentes como um enigma há já três décadas.

A sua primeira aparição foi numa canção chamada «Heimdallr» na demo Yggdrasill em 1992, e tem tido papéis menores e mais significativos no nosso universo lírico ao longo dos anos”, revelam os ENSLAVED. Desta vez, decidimos dedicar todo um corpo de trabalho a este enigmático personagem e ao mais rico de arquétipos. Chegámos mais fundo e à frente do que nunca — o passado, presente e futuro da banda reúne-se em canções nascidas de pura inspiração“.