EIVØR, a encantadora e mística voz das Ilhas Faroé, chega finalmente aos palcos portugueses para uma muito antecipada data-dupla no Porto e em Lisboa.
EIVØR, a icónica cantora das Ilhas Faroé, vai estrear-se finalmente em Portugal com dois espectáculos imperdíveis. A artista sobe ao palco do Hard Club, no Porto, a 4 de Outubro, seguindo depois para a República da Música, em Lisboa, no dia 5 de Outubro. ÁSGEIR será o convidado especial em toda a tour europeia, cujo suporte está entregue a ELINBORG. Os bilhetes para os concertos já se encontram à venda nos locais habituais, em freemusic.pt, UNKIND.pt e MasQueTicket.com.
Com uma carreira de mais de duas décadas, EIVØR consolidou-se rapidamente omo uma das vozes mais singulares da música alternativa moderna, movendo-se com muita naturalidade entre a folk nórdica, tons de electrónica sombria e orquestrações épicas. O seu mais recente, intitulado «ENN», foi editado durante o ano passado e representou um ponto de viragem na sua discografia, mergulhando de uma forma ainda mais profundamente nas raízes da música tradicional das Ilhas Faroé, enquanto explorou novas paisagens sonoras de electrónica atmosférica e arranjos orquestrais de grande intensidade emocional.
Além disso, o percurso de EIVØR tem sido marcado por momentos inesquecíveis nos maiores palcos do mundo. A artista já encantou multidões na final da Liga dos Campeões da UEFA, arrebatou audiências nos The Game Awards com a sua interpretação das canções de God of War: Ragnarök e emprestou também a sua voz à série de sucesso The Last Kingdom, da Netflix. Em 2023, abriu para os HEILUNG num Red Rocks completamente esgotado, reforçando o seu estatuto como uma força criativa singular no cenário musical global.
Como será fácil perceber, a ligação de EIVØR à sua terra natal é uma constante na sua música. Nascida e criada numa aldeia de apenas 400 habitantes, rodeada pelos cenários agrestes das Ilhas Faroé, a sua arte é profundamente influenciada pelos contrastes extremos do ambiente em que cresceu. Os Verões de luz intensa que dão lugar a Invernos sombrios e opressores, traduzem-se numa dualidade que se reflecte nas dinâmicas emotivas da sua música. Esta fusão de luz e sombra manifesta-se tanto na percussão poderosa do seu tambor como na profundidade emocional das suas linhas vocais.
«ENN» nasceu durante um retiro criativo na aldeia montanhosa de Tjørnuvík, onde EIVØR se isolou com o seu parceiro, o compositor clássico Tróndur Bogason. Esse intenso período de introspeção levou-os a um reencontro com as suas raízes folk, resultando numa obra que mistura o canto gutural extasiante com texturas electrónicas profundas e arranjos orquestrais expansivos. “Este meu novo álbum é faz uma ponte entre o passado e o futuro“, afirmou a artista numa entrevista recente. Como tal, a estreia de EIVØR por cá promete ser um momento bastante especial para os fãs que há muito aguardam a oportunidade de ver a artista ao vivo e a cores.
