DREAM THEATER

DREAM THEATER transformam «Parasomnia» numa novela gráfica

Os DREAM THEATER decidiram expandir o universo do seu novo álbum com um livro de banda desenhada.

A reunião dos DREAM THEATER com o baterista Mike Portnoy já era, por si só, um dos acontecimentos mais celebrados dos últimos tempos no universo do metal progressivo. A edição de um novo álbum do grupo, o muito elogiado «Parasomnia», elevou ainda mais as expectativas, mas agora a banda decidiu expandir ainda um pouco mais os limites da experiência, levando as novas composições para o universo da banda desenhada.

Em colaboração com a editora Z2 Comics, os DREAM THEATER vão lançar Parasomnia: The Graphic Album, uma novela gráfica que traduz os temas oníricos do disco em oito histórias interligadas. Este projecto contará com uma equipa de criadores premiados, com distinções que vão desde os Nebula Awards ao Locus, passando ainda pelos prestigiados Inkpot e Eisner Awards. Cada capítulo da obra corresponde a uma das oito faixas do LP, com a responsabilidade da arte entregue ao multi premiado Tony Harris.

A visão do talentoso ilustrador vai fornecer não só a identidade visual de cada narrativa, mas também os ícones simbólicos que surgirão nas capas e na abertura de cada capítulo, reforçando o elo entre música e ilustração. “Tem sido incrível trabalhar com a equipa da Z2 neste projecto épico,” elabora John Petrucci, o guitarrista dos DREAM THEATER, num comunicado, mostrando entusiasmo pelo alcance criativo desta colaboração.

Ter esta oportunidade de explorar interpretações alternativas das canções do «Parasomnia» através dos olhos de tantos artistas talentosos tem sido verdadeiramente inspirador. Além disso, as capacidades únicas de todos os escritores, bem como a arte incrível que reflecte estilos tão distintos de criação gráfica, foram fascinantes de testemunhar. Penso que os fãs deste meio, a nossa comunidade DT e qualquer pessoa que aprecie expressões artísticas deslumbrantes irão desfrutar desta viagem sombria e por vezes retorcida pelo universo do «Parasomnia».”

Um dos autores envolvidos, o premiado Vajra Chandrasekera, vencedor de um Nebula Award, sublinha a experiência inédita de escrever para uma narrativa visual: “Fiquei extremamente intrigado e encantado com a oportunidade de participar neste livro! É um meio muito diferente para mim, já que quase toda a minha experiência é em trabalhos de ficção em prosa, mas diverti-me imenso a trabalhar com o Rocky OBK, cuja arte incrível transformou o meu guião em algo estranho e tão belo. Espero que todos desfrutem da leitura tanto quanto nós gostámos de a criar.”

A lista completa de colaboradores dá conta da dimensão do projecto e inclui nomes como Cat Rambo, Lydia Rasero, Kevin J. Anderson, Christian Rosado, Benjamin Raab, Deric Hughes, Gianenrico Bonacorsi, Dan Hernandez, Damien Worm, Gavin Highnight, Sofia Girol, Vajra Chandrasekera, Rocky OBK, Steve Niles, Stan Yak, John Reppion, Ryan Kelly, Simone D’Angelo e Lucas Carvalho.

Portanto, com Parasomnia: The Graphic Album, os DREAM THEATER reforçam a tradição de unir música, conceito e arte visual, criando um objecto cultural que vai muito para além de um simples disco. A novela gráfica será lançada em várias edições, já disponíveis em pré-venda, e promete oferecer aos fãs do grupo não só uma nova forma de experienciarem as canções, mas também um profundo mergulho narrativo na paisagem onírica e inquietante que inspirou o álbum.