A letra do terceiro tema de avanço para «Parasomnia», o muito aguardado novo álbum dos DREAM THEATER, foi escrita por MIKE PORTNOY.
Na recta final de 2024, após terem andado a espicaçar a curiosidade dos fãs com uma série de teasers, os DREAM THEATER lá se chegaram à frente com novidades de monta em relação ao seu novo LP. Agora, já na sequência de «Night Terror» e «A Broken Man», acabam de revelar o terceiro single de avanço para o seu muitíssimo aguardado 16.º álbum de estúdio, intitulado «Parasomnia», que vai ser editado no dia 7 de Fevereiro de 2025, através da sua editora de longa data, via Inside Out / Sony Music.
A canção, com o título «Midnight Messiah», marca a primeira contribuição lírica de Portnoy desde 2009 e já pode ser escutada em baixo, através de um vídeo, realizado e editado pelo colaborador de longa data Mike Leonard a partir de imagens compiladas por Wolfe Eliot em várias datas da bem-sucedida etapa europeia da digressão de 40.º aniversário do grupo, que decorreu em 2024.
“Foi óptimo escrever letras novamente e contribuir com este capítulo da história de «Parasomnia»“, explica Mike Portnoy. “Os fãs dos Dream Theater podem divertir-se a descobrir algumas das pepitas escondidas que coloquei na música, fazendo referência a muitas das minhas letras anteriores… e o vídeo-clip é uma grande representação da emoção que foram as duas primeiras digressões que completámos recentemente na Europa e América do Sul. Bem a tempo de nos prepararmos para a nossa próxima etapa na América do Norte, relativamente à qual estamos muito animados”.
“Desde a canção de abertura, «In The Arms Of Morpheus», até ao fecho com «The Shadow Man Incident», os Dream Theater regressam com uma colecção de temas que mostram o que valeu à banda um público fiel durante quatro décadas”, lê-se em comunicado de imprensa. “Com 71 minutos de duração total, a novidade «Parasomnia» leva o ouvinte numa viagem musical que se tornou sinónimo da banda desde o início da sua carreira.”
Recorde-se que, no início de Outubro de 2024, os DREAM THEATER já tinham lançado o primeiro avanço para o LP e, simultaneamente, a primeira canção nova gravada com o baterista fundador Mike Portnoy em 15 anos. «Night Terror», que chegou acompanhada por um vídeo-clip realizado por Mike Leonard, afirmou-se como uma grande viagem emocional condensada em dez minutos de experiência auditiva.
“Depois de todo este tempo de espera, queríamos mostrar algo que tivesse um pouco de variedade e algo que talvez os fãs dos Dream Theater esperassem de nós“, explicou o regressado baterista dos DREAM THEATER à LOUD!. “A «Night Terror» foi a primeira canção que escrevemos quando começámos o processo de composição. Portanto, o que as pessoas estão a ouvir é literalmente a primeira canção que criámos juntos quando nos reunimos“.
Como é do conhecimento geral, «Parasomnia» marca o primeiro álbum com a icónica formação clássica dos DREAM THEATER — o vocalista James LaBrie, o guitarrista John Petrucci, o baixista John Myung, o teclista Jordan Rudess e o baterista Mike Portnoy — desde o lançamento do álbum «Black Clouds & Silver Linings», em 2009. O anúncio do novo álbum surgiu numa altura em que a banda estava prestes a embarcar na sua digressão de 40.º aniversário, que arrancou em Londres e passou por Portugal em Novembro.
O novo álbum dos DREAM THEATER foi produzido pelo guitarrista John Petrucci em colaboração com o engenheiro de som James ‘Jimmy T’ Meslin, com o material a ser posteriormente misturado por Andy Sneap. A capa de «Parasomnia», que podes ver em baixo, assim como o alinhamento completo do LP, foi uma vez mais criada por Hugh Syme. Mais informações adicionais podem ser consultadas no site oficial dos DREAM THEATER.

01. In The Arms Of Morpheus | 02. Night Terror | 03. A Broken Man | 04. Dead Asleep | 05. Midnight Messiah | 06. Are We Dreaming? | 07. Bend The Clock | 08. The Shadow Man Incident