No passado dia 22 de Dezembro, os DREAM THEATER deixaram os fãs de queixo caído ao interpretarem um tema que não era tocado ao vivo há quase três décadas.
Os ícones do metal progressivo DREAM THEATER surpreenderam recentemente os fãs ao interpretarem pela primeira vez em mais de 25 anos a sua versão do clássico natalício «O Holy Night». Este momento especial aconteceu no passado dia 22 de Dezembro, durante o concerto da banda norte-americana na Movistar Arena, em Santiago, no Chile, e, segundo o site Setlist.fm, a última vez que a banda tinha tocado este tema ao vivo tinha sido em 1998.
A ligação de DREAM THEATER a «O Holy Night» remonta a 1993, quando os músicos gravaram a música durante um ensaio de som no Roseland Theater, em Portland, no Oregon. Essa gravação acabaria por ser lançada três anos depois, num raro CD de Natal exclusivo para membros do fã-clube. Em 2021, a banda lançou então a versão da música no seu canal oficial do YouTube, reavivando o interesse dos fãs por esta interpretação singular.
Este regresso do clássico natalício ao repertório dos DREAM THEATER insere-se numa fase marcante da carreira da banda, que concluiu recente a etapa europeia da digressão comemorativa de 40.º aniversário, intitulada An Evening With Dream Theater. O périplo, iniciado no dia a 20 de Outubro no O2 Arena, em Londres, passou por Lisboa em Novembro e marcou o regresso de Mike Portnoy, baterista fundador, à formação após uma ausência de 14 anos.
Num vídeo partilhado nas suas redes sociais, John Petrucci, guitarrista dos DREAM THEATER, descreveu a digressão como “absolutamente incrível“, destacando a energia do público e, claro, a emoção de voltar a partilhar o palco com Portnoy. “Quando olho para trás e vejo o Mike na bateria, é como ter o meu velho amigo de volta. Há uma sensação fantástica em palco“, afirmou Petrucci no vídeo partilhado pela banda.
Este momento especial em Santiago coincide também com toda a antecipação que rodeia o lançamento do próximo álbum de estúdio da banda, intitulado «Parasomnia», que tem data de edição apontada para o próximo dia 7 de Fevereiro de 2025. Como é do conhecimento geral, «Parasomnia» marca o primeiro LP com a icónica formação clássica dos DREAM THEATER — o vocalista James LaBrie, o guitarrista John Petrucci, o baixista John Myung, o teclista Jordan Rudess e o baterista Mike Portnoy — desde o lançamento do álbum «Black Clouds & Silver Linings», em 2009.
O novo álbum dos DREAM THEATER foi produzido pelo guitarrista John Petrucci em colaboração com o engenheiro de som James ‘Jimmy T’ Meslin, com o material a ser posteriormente misturado por Andy Sneap. A capa de «Parasomnia», que podes ver em baixo, assim como o alinhamento completo do LP, foi uma vez mais criada por Hugh Syme. Mais informações adicionais podem ser consultadas no site oficial dos DREAM THEATER.