DREAM THEATER

DREAM THEATER: Os bastidores da digressão de 40.º aniversário [vídeo]

Uma visita guiada aos bastidores da digressão que trouxe os DREAM THEATER de volta a Portugal para um concerto apoteótico na MEO Arena.

No passado Sábado, 9 de Novembro, os fãs portugueses dos DREAM THEATER encheram a MEO Arena de emoção e, agora, têm aqui uma oportunidade de explorar os bastidores da digressão comemorativa do 40.º aniversário da banda, graças a um vídeo exclusivo divulgado pelo fã clube oficial Dream Theater World. Com 30 minutos de duração, este “olhar por trás da cortina” oferece uma visão bastante detalhada das operações de palco e do trabalho das pessoas que, além dos cinco músicos, garantem o sucesso das actuações do grupo.

No vídeo disponível em baixo, os membros dos DREAM THEATER mostram os seus espaços pessoais no palco e destacam as contribuições das suas equipas técnicas. Entre os destaques, temos uma visita guiada ao gigantesco kit de Portnoy conduzida pelo próprio, damos uma olhadela ao equipamento de Petrucci vemos o baixista John Myung a ensaiar e o teclista Jordan Rudess com o seu técnico, Eric Frampton. A equipa de palco inclui ainda nomes como Maddi Schieferstein, dedicado a John Petrucci, o engenheiro de som Jimmy T. Meslin, o especialista de iluminação Steve Baird e Chuck Randall, o novo tour manager dos DREAM THEATER.

Esta tour, que começou no passado dia 20 de Outubro na O2 Arena, em Londres, marca um momento especial na história dos DREAM THEATER: o regresso do baterista Mike Portnoy após catorze anos de ausência. Fundador da banda, corria o ano de 1985, com John Petrucci e John Myung, Portnoy escreveu e gravou os primeiros dez álbuns de estúdio da banda, de «When Dream And Day Unite», em 1989, até «Black Clouds & Silver Linings», de 2009.

Mike Portnoy acabaria por deixar os DREAM THEATER em 2010, e foi substituído por Mike Mangini, que contribuiu para cinco álbuns de estúdio e várias tours mundiais. A reconciliação e o regresso de Portnoy, em Outubro de 2023 reforçaram o significado desta digressão, apresentada sob o lema An Evening With Dream Theater. A etapa europeia desta bem sucedida rota termina ano próximo dia 24 de Novembro, em Amesterdão, após um percurso que incluiu paragens em diversas cidades e países.

Recorde-se que os DREAM THEATER vão lançar o seu 16.º álbum de estúdio, intitulado «Parasomnia», no dia 7 de Fevereiro de 2025, através da sua editora de longa data, a Inside Out / Sony Music. O novo álbum foi produzido por John Petrucci em colaboração com o engenheiro de som James ‘Jimmy T’ Meslin, com o material a ser posteriormente misturado por Andy Sneap.

Como uma boa novidade nunca vem só, os DREAM THEATER aproveitaram também para estrear aquele que é o primeiro single de avanço para o LP e, simultaneamente, a primeira canção nova gravada com o baterista fundador Mike Portnoy em quinze anos. Como podes conferir no player em baixo, através do vídeo-clip realizado por Mike Leonard«Night Terror» afirma-se como uma grande viagem emocional condensada em dez minutos de experiência auditiva.