A primeira edição do festival DOWNLOAD PILOT decorreu no passado fim de semana em Castle Donington, no Reino Unido. No player em cima podes ver um rescaldo no que se passou durante três dias de concertos e diversão que podem bem ter sido decisivos para um retorno dos eventos de grandes dimensões. O festival com capacidade para 10.000 pessoas, começou na sexta-feira, dia 18 de Junho, e prolongou-se até 20, em Donington Park, como parte do Programa de Pesquisa de Eventos Científicos que o governo do Reino Unido está actualmente a levar a cabo. Com ingressos a custar apenas £120 para os três dias completos e inicialmente oferecidos como um agradecimento aos actuais detentores de ingressos para o DOWNLOAD 2022, o público acabou por ser compensado com o mais próximo do que, este ano, pode ser uma experiência de festival, com acampamento e regresso do mosh. O organizador Melvin Benn disse à BBC News: “Apesar do tempo, está a ser uma festa“, referindo-se ao facto do evento ter começado com chuvas torrenciais na sexta-feira. “Já se passaram dois anos desde que estivemos aqui pela última vez. Em Março, tivemos de cancelar o Download 2021. Nunca achámos que algo parecido poderia acontecer, mas o governo queria estender o programa de pesquisa e queria um festival com campismo, por isso insistiu para criarmos este evento. Aqui estamos nós, três semanas e meia depois, à chuva e felizes por estar à chuva.“
Embora os frequentadores do festival não precisassem de estar socialmente distantes ou usar máscaras uma vez dentro do recinto, estavam obrigados a seguir as orientações governamentais existentes ao viajar de e para Donington e a cumprirem as regras estabelecidas pelos organizadores. Os participantes tinham, claro, de fazer um teste na manhã do evento e receber um resultado negativo para entrar no festival. Como parte de uma pesquisa científica mais ampla sobre os eventos de larga escala, os participantes do DOWNLOAD PILOT tinham de fazer um teste PCR antes e depois do evento para reunir mais dados sobre a segurança da experiência de acampamento no festival, distância social reduzida e não utilização de máscaras. Além disso, estava em vigor a obrigatoriedade de fornecerem os dados de contacto ao NHS Test and Trace para garantir que todos possam ser rastreados no caso de um membro da audiência receber um teste positivo após o evento, que contou com a participação de FRANK CARTER & THE RATTLESNAKES, ENTER SHIKARI e BULLET FOR MY VALENTINE, bem como uma série dos nomes em ascensão, como os NECK DEEP, WHILE SHE SLEEPS, FRANK TURNER & THE SLEEPING SOULS, SLEEP TOKEN, CREEPER, entre muitos outros.
O primeiro grande evento com campismo deste tipo foi especialmente criado como parte da segunda fase do Programa de Pesquisa de Eventos Científicos do governo britânico. Este estudo inovador fornecerá dados adicionais ao governo, aos organizadores e consumidores acerca da viabilidade dos eventos em larga escala e sobre as considerações logísticas e práticas que terão de ser postas em prática durante a reabertura dos festivais com segurança, incluindo eventos de vários dias com campismo. O “verdadeiro” DOWNLOAD 2021 foi, como se sabe, cancelado, com a organização do evento a anunciar as datas e mais de 70 artistas ao alinhamento da edição do próximo ano poucos dias depois.
O cartaz de 2022 inclui os DEFTONES, os MEGADETH e os KORN. Juntando-se também aos previamente anunciados cabeças-de-cartaz KISS, IRON MAIDEN e BIFFY CLYRO, vão estar em Donington Park nomes como STEEL PANTHER, FUNERAL FOR A FRIEND, THE PRETTY RECKLESS, RISE AGAINST, THE GHOST INSIDE, THE DESCENDENTS, ELECTRIC WIZARD, SEPULTURA, THE DISTILLERS, BUSH, LACUNA COIL, OF MICE & MEN ou WEDNESDAY 13, entre muitos outros. A edição de 2022 do DOWNLOAD FESTIVAL vai acontecer, como habitual, em Donington Park, de 10 a 12 de Junho. Os ingressos já estão à venda aqui.