Aqui está o primeiro single de avanço, e tema-título, de «Purgatory», que chega em Junho. O novo álbum dos nacionais DOWNFALL OF MANKIND foi produzido por Matt Heafy, dos TRIVIUM.
Os DOWNFALL OF MANKIND estão transformados numa verdadeira potência do metal moderno, com a sua descarga a incorporar uma miríade de influências ecléticas para criar uma besta propulsora a que não é fácil ficar indiferente. Não é, por isso, de estranhar que estejam a gerar tanto falatório e curiosidade por esse mundo fora. Hoje, 9 de Maio, o colectivo luso estreou um novo single, intitulado «Purgatory», que já podes escutar no player em baixo.
“Nós já considerávamos a nossa música interessante e diversificada, mas desta vez queríamos esforçar-nos ainda um pouco mais. É assim que deve ser. Somos todos muito criativos na banda e temos uma variedade muito grande de influências“, dizem eles. “O nosso som está sempre a evoluir e esforçamo-nos para mantê-lo diversificado e emocionante. Temos groove, muita melodia, breakdowns muito pesados, voz distorcida, estruturas musicais complexas, secções orquestrais, e muito mais.”
Além de mostrar perfeitamente dinâmica inovadora que os caracteriza hoje a nível de composição, o que resulta num tema agressivo, mas memorável, este novo single marca também o início da nova parceria com o selo Seek And Strike, que vai editar «Purgatory», o álbum, no dia 14 de Junho. O álbum foi co-produzido por Matthew K. Heafy (dos Trivium), que também aparece no vídeo-clip do novo single e tem o seguinte a dizer: “Os Downfall Of Mankind serão gigantes da cena musical pesada em pouco tempo. Marquem as minhas palavras.“
“O processo de composição deste novo disco também teve uma influência muito forte do Matthew Heafy, que trouxe elementos diferentes para a mesa, como incorporar diferentes instrumentos de todo o mundo. Isso trouxe realmente uma essência diferente para este disco“, explicam os DOWNFALL OF MANKIND.
“A excitação não é suficiente para descrever o quão grande foi a assinatura deste acordo para nós“, dizem os DOWNFALL OF MANKIND. “O facto do nosso trabalho ser visto e reconhecido pela Seek & Strike é um grande passo na nossa carreira. O catálogo deles é simplesmente incrível e ficámos interessados pela forma como nos abordaram e estabeleceram metas. Colocaram a mentalidade certa no que queríamos alcançar e nós, como banda, sentimo-nos extremamente apoiados.“
Quanto ao novo single, e tema-título do álbum, os músicos acrescentam: “Sentimos que a «Purgatory» é uma introdução perfeita ao novo álbum, porque apresenta a maioria dos novos elementos (vozes limpas, mais melodia, ganchos), mantendo a brutalidade e crueza que os nossos fãs estão habituados a ouvir. ´W um tema sobre paranoia, sobre como as vozes dentro da tua cabeça não param e como isso te consome de uma forma muito brutal.“
Recorde-se que as XAPADA SESSIONS estão de regresso em breve para duas datas muito especiais que servem de apresentação a «Purgatory», o muito aguardado novo álbum dos DOWNFALL OF MANKIND, que contam também com a participação especial dos mestres do death/grind francês BENIGHTED. Estes dois concertos vão ter lugar nos dias 17 e 18 de Maio, no RCA club e no Bourbon Room, em Lisboa e no Porto, respectivamente, com “suporte” dos OUTTA SPITE e FONTE (em Lisboa), e dos GRINDEAD e dos TERRAMORTA (no Porto).