DOWN

DOWN: Novo álbum chega no Outono de 2026

Depois de mais de uma década sem material de estúdio, o supergrupo DOWN prepara o regresso em parceria com a Nuclear Blast.

A espera prolongada por parte dos fãs dos DOWN poderá finalmente estar a chegar ao fim. Numa nova entrevista ao podcast Pod Scum, o guitarrista Kirk Windstein revelou que o muito aguardado próximo LP da banda deverá ver a luz do dia algures por volta de Setembro deste ano. É uma janela temporal ainda distante, sim, mas que pela primeira vez surge com contornos concretos após anos de avanços e recuos no processo criativo do grupo.

Segundo o Kirk Windstein, tudo aponta para que o lançamento aconteça mais tarde do que mais cedo ao longo do deste ano, não por falta de material, mas sobretudo por questões estratégicas relacionadas com o calendário da editora. “Sim, será lançado mais tarde que cedo, mas sinceramente não vejo porque não possa sair, digamos, algures em Setembro, por essa altura”, explicou o músico, explicando o contexto que envolve a Nuclear Blast, casa discográfica dos DOWN e dos CORROSION OF CONFORMITY, banda principal de Pepper Keenan.

“Não podemos lançar os DOWN muito perto do álbum dos Corrosion Of Conformity, que vai ser editado em breve. Mesmo que esteja pronto, não faria sentido. A editora também não iria querer. Os C.O.C. precisam de lançar o disco deles e darem tempo às pessoas +ara ficarem completamente rendidas. Depois, quando tudo assentar um pouco, damos-lhes um murro duplo e atiramos cá para fora os DOWN”, disse o guitarrista.

Estas declarações ajudam a perceber porque motivo o processo tem sido cauteloso, apesar do trabalho em estúdio estar bastante avançado. No outono passado, numa conversa com The Jasta Show, Windstein já tinha confirmado que ele e Pepper Keenan estavam prestes a concluir a gravação de todas as guitarras do disco, com o objectivo de fecharem essa fase em Novembro. “O Phil Anselmo está a trabalhar as letras e gravar as vozes no estúdio dele, e foi lá que a bateria e o baixo também foram gravados”, explicou então. “São dez temas e ele tem ideias excelentes para todos. Vai ser mesmo um disco brutal.”

A formação actual dos DOWN mantém-se fiel ao núcleo que há décadas define a identidade da banda: Philip H. Anselmo na voz, Kirk Windstein e Pepper Keenan nas guitarras, Jimmy Bower na bateria e Pat Bruders no baixo. Uma combinação de personalidades e percursos que sempre fez do grupo um super-projecto do metal sulista, com raízes profundas na cena underground de New Orleans e uma sonoridade que cruza sludge, doom e blues/stoner rock com uma identidade muito própria.

Apesar do entusiasmo evidente, Windstein não esconde que o impacto do próximo lomga-duração dos DOWN poderá dividir opiniões. “Ou vai ser uma coisa enorme, daquelas mesmo muito grandes, ou então vai simplesmente falhar”, admitiu, antes de reforçar a confiança no material. “Mas se fores fã dos DOWN, não vejo como é que podes não gostar disto.”

O anúncio do contrato com a Nuclear Blast Records, feito em Abril de 2025, marcou um ponto de viragem importante neste regresso dos DOWN. Na altura, a editora descreveu a parceria como um regresso muito aguardado. “A Nuclear Blast orgulha-se de estar nas trincheiras com as lendas de NOLA, os DOWN, como parceiros no seu regresso há muito esperado ao mundo do metal”, lia-se no comunicado divulgado. “Além disso, estamos entusiasmados por trazer alguns dos lançamentos mais importantes do catálogo passado de volta ao centro das atenções, especialmente em vinil. Há imensos fãs de longa data dos DOWN dentro da Nuclear Blast. 2026 não pode chegar rápido o suficiente.”

Também os membros da banda reagiram de forma positiva à assinatura. Philip H. Anselmo sublinhou a importância de encontrar uma editora sólida nesta fase da carreira. “É bom assinar com a Nuclear Blast Records. É uma boa casa e estamos prontos para fazer gravações incríveis.”Pepper Keenan, que conhece bem a estrutura da editora através dos CORROSION OF CONFORMITY, reforçou a confiança no processo. O baterista Jimmy Bower, por seu lado. resumiu o sentimento de triunfo de uma forma bastante directa: “A Nuclear Blast é uma grande editora que lançou discos excelentes. É uma enorme honra tê-los a trabalhar nas nossas jams.”

Enquanto o novo álbum não chega, os DOWN têm mantido uma presença regular nos palcos. A banda foi cabeça de cartaz na primeira noite da mais recente edição do Milwaukee Metal Fest, que decorreu em Maio de 2025, com um concerto que surgiu na sequência de uma digressão pela costa oeste dos Estados Unidos ao lado de DANZIG. Essas atuações serviram não só para reactivar a ligação com o público, mas também para reforçar a relevância contínua do grupo num panorama metal cada vez mais fragmentado.

Recorde-se que o último lançamento dos DOWN remonta a Maio de 2014, com a edição do EP «Down IV – Part Two», que vendeu cerca de 10 mil cópias nos Estados Unidos na primeira semana, estreando-se no 23.º lugar da tabela Billboard 200. Dois anos antes, «Down IV Part I – The Purple EP» vendeu cerca de 12 mil unidades na semana em que foi editado, alcançando a 35.ª posição. Esse segundo EP foi gravado no Nodferatu’s Lair, o estúdio caseiro de Philip H. Anselmo, com produção de Michael Thompson, e editado pela Down Records/ADA Music.

Mais de uma década depois, e com um novo capítulo prestes a ser escrito, tudo indica que 2026 marcará finalmente o regresso pleno dos DOWN ao formato álbum. Para os fãs, Setembro começa agora a surgir no horizonte como um mês a assinalar com particular atenção.