Hoje, passam 29 anos sobre uma obra que é a súmula perfeita do encontro de vários estilos — é exactamente assim que «Nola» e os DOWN devem ser celebrados.
Há discos que definem estilos, há discos que marcam épocas, e há discos que criam um antes e depois. O «Nola», registo de estreia do super-grupo DOWN, é um claro caso desses — e completa hoje, dia 19 de Setembro, 29 anos. Os MELVINS e o «Gluey Porch Treatments» foram fundamentais para o pontapé de saída do grupo de New Orleans e o quinteto gravou três maquetas, inicialmente anónimas, que se espalharam no underground de forma rápida e eficaz, pois todos os músicos estavam em constante digressão e em contacto com a imprensa.
O nome do grupo foi criado por Phil Anselmo e Pepper Keenan fez o logótipo num lençol. Todos os músicos estavam envolvidos em consumo de drogas, e essa vertente está presente no título de temas como «Rehab» ou «Hail The Leaf»; «Pillars Of Eternity», por seu lado, é uma alusão a cogumelos. Já o título é uma referência directa à cena de New Orleans, funcionando como diminutivo para o nome da cidade. A partir daqui surgiu a designação de “NOLA scene”, sempre presente até a cidade ser devastada pelo furacão Katrina.
O sucesso dos PANTERA assegurou a edição do disco de estreia dos DOWN pela Elektra, o que na altura ajudou ao impacto provocado, da mesma forma que hoje atrasa a possibilidade de uma reedição. Dos treze temas inseridos, «Stone The Crow» foi escolhido para single; com a «Lifer» a dar origem ao nome do fã clube. Curiosamente, nesse tema é referida a “irmandade do sono eterno”, numa alusão aos membros do grupo, mas também, nas palavras do próprio Phil Anselmo, a todos os que se regem de acordo com a frase de Aleister Crowley, “do what thou wilt”, expressa na Lei de Thelema.
Também uma foto de Anton LaVey surge no livreto do CD. A imagem associada aos DOWN, gerada à volta de Anselmo, tem a particularidade de ter uma coroa de espinhos usada no vídeo-clip de «Jesus Christ Pose», dos SOUNDGARDEN. A foto foi depois sujeita a várias fotocópias até resultar na imagem icónica.
Musicalmente, o disco foi editado no momento certo. Quando o grunge se comercializava e tornava popular, os DOWN apresentavam uma versão mais suja do mesmo, carregada de groove. Com «Nola», termos como stoner e sludge tornam-se populares. Claro que os seus membros já tinham, através de bandas como os CORROSION OF CONFORMITY, CROWBAR e EYEHATEGOD, desenvolvido o som e criado premissas porventura mais definitivas que as inseridas em «Nola», mas com este disco fazia-se a conjugação perfeita entre o southern rock, entretanto caído em esquecimento, o grunge, e toda uma vertente doom que tinha surgido evoluído a partir dos BLACK SABBATH, como nomes como TROUBLE, SAINT VITUS ou THE OBSESSED.