Viseu recebe no próximo dia 9 de Fevereiro, a primeira edição do DOOMED FEST, um festival que, como o próprio nome indica, se insere na temática doom. O evento reúne quatro bandas para esta primeira edição, que terá lugar na ASDREQ, na Quintela de Orgens, em Viseu.
GRAPESHOT, PAINTED BLACK, BASALTO e ALPACA são os nomes que compõem o cartaz de um evento com a marca LOUD!.
Os GRAPESHOT nasceram em 2011, começando por ser um quinteto de thrash, que foi evoluindo, por vezes aproximando-se do stoner. Tendo participado duas vezes nas edições espanholas da Wacken Metal Battle, terminaram em segundo lugar em 2016. 2018 encontrou o grupo madrileno a gravar o seu segundo longa-duração nos Sadman Studios, em Madrid, esperando-se que temas dele já sejam apresentados no festival, bem como malhas do anterior «The Scene».
Toda uma referência no campo do doom, os lisboetas PAINTED BLACK já dispensam apresentações, indo a Viseu apresentar «Raging Light», trabalho já de 2017, editado pelo selo independente italiano WormHoleDeath. Naturalmente que «Cold Comfort» será também visitado, numa rara oportunidade de ver o colectivo.
Os BASALTO jogam em casa, trazem números para cada canção e um par de discos muitíssimo interessantes, com o trabalho homónimo a revelar-se uma das mais interessantes propostas nacionais, em 2018, dentro deste género negro, lento e sorumbático.
ALPACA poderá ser a surpresa, pois vêm de Xangai, China, citam Down, Eyehategod, Corrosion Of Conformity e outros do género como influência e estão entre as melhores bandas chinesas, apesar de apenas formados em 2015. A curiosidade sobre como o seu sludge/doom resulta em palco é imensa.
Os bilhetes para o DOOMED FEST custam sete euros no dia do evento e cinco em venda antecipada. Estarão brevemente à venda na Taberna Old Skull Inn e no bar A Tribo.