A celebrar 25 anos de um álbum icónico e a lançar música nova que desafia as convenções do género, os DISTURBED mostram que continuam a quebrar barreiras e a inspirar multidões.
Depois de uma semana de teasing intenso, os DISTURBED revelaram finalmente o seu novo single, com o título «I Will Not Break», numa estreia que antecede a edição deluxe do clássico «The Sickness», marcada para o próximo dia 7 de Março. Este lançamento ocorre numa altura em que a banda se prepara também para uma digressão especial que assinala o 25.º aniversário do álbum que definiu a sua carreira e ajudou a moldar o panorama do rock pesado moderno.
Produzida por Drew Fulk, conhecido pelo seu trabalho com MOTIONLESS IN WHITE, LIL PEEP e HIGHLY SUSPECT, «I Will Not Break» mantém a identidade pesada e melódica da banda, sendo que Fulk gravou também «Divisive», o muito aplaudido oitavo álbum de estúdio dos DISTURBED, lançado em Novembro de 2022. Este regresso à colaboração com Fulk surge como uma continuidade da parceria que redefiniu o som da banda.
Numa entrevista recente à rádio 105.5 WDHA, Dan Donegan explicou a decisão de trabalharem com Fulk. Segundo o guitarrista, a banda sentiu necessidade de um “novo fôlego” após muitos anos em que se auto produziram e das colaborações com Johnny K e Kevin Churko, conhecidos pelo seu trabalho com bandas como os FIVE FINGER DEATH PUNCH e IN THIS MOMENT. “Eu estou sempre à procura de produtores que me cativem”, revelou Donegan, acrescentando que Fulk trouxe uma perspectiva jovem e contemporânea, marcada pela sua experiência com os WAGE WAR, MOTIONLESS IN WHITE, PAPA ROACH e POP EVIL.
Dúvidas restassem, o sucesso de «Divisive» comprovou a eficácia da parceria. O álbum estreou no 13.º lugar da Billboard 200, vendendo 26.000 unidades na primeira semana, das quais 22.000 foram vendas directas. Este foi mais um marco na carreira recheada de êxitos dos DISTURBED, com cinco álbuns dos seus álbuns a alcançarem o primeiro lugar no ranking de todos os géneros na Billboard desde «Believe», de 2002.
Recorde-se que, para marcar o 25.º aniversário da estreia «The Sickness», os DISTURBED vão embarcar numa digressão especial de 34 datas, que começa no dia 25 de Fevereiro em Nampa, Idaho. Produzida pela Live Nation, a rota celebra o disco que catapultou a banda para a ribalta e se tornou uma referência na música pesada. Cada espectáculo contará com dois sets completos: o primeiro apresentará o álbum «The Sickness» na íntegra, enquanto o segundo trará uma selecção dos maiores êxitos da banda.
A digressão será dividida em duas partes, com a primeira a contar com a presença especial dos THREE DAYS GRACE, com estas datas a marcarem o regresso do vocalista original Adam Gontier, e a banda de abertura SEVENDUST. Na segunda metade da rota, o público poderá assistir às actuações de DAUGHTRY e NOTHING MORE. Lançado em 2000, «The Sickness» não só lançou os norte-americanos DISTURBED ao estrelato como ajudou a definir o som do nü-metal no início do século XXI.
