Silenoz, guitarrista e principal compositor dos noruegueses DIMMU BORGIR, garante que o sucessor de «Eonian» foi trabalhado sem pressões e com total liberdade criativa.
Os DIMMU BORGIR concluíram oficialmente as gravações, as misturas e s masterização do seu muito aguardado novo álbum. A confirmação surgiu através de Fredrik Nordström, produtor sueco veterano responsável pelo Studio Fredman, que, no passado Sábado, 13 de Setembro, publicou uma fotografia ao lado de Silenoz e Shagrath, acompanhada pela seguinte mensagem: “Gravação, mistura e masterização do álbum dos DIMMU BORGIR concluídas. Que jornada fantástica. Diverti-me imenso e também foi um desafio. Se gostas da banda, não vais ficar desiludido.”
O próximo LP dos DIMMU BORGIR será o sucessor de «Eonian», de 2018, editado por ocasião do 25.º aniversário da banda, e que chegou oito anos depois do anterior registo, «Abrahadabra». A tradição de longos intervalos entre álbuns mantém-se, embora Silenoz tenha sublinhado, numa recente entrevista ao podcast Iblis Manifestations, que o processo criativo do grupo não pode ser acelerado. “Após o «Eonian» dissemos que não iam passar mais oito anos até ao próximo disco. Se retirarmos os anos da pandemia, não será tanto tempo assim. Grandes canções demoram tempo a escrever. Não há uma fórmula. Tens apenas de respeitar o tempo que a música pede.”
O músico destacou ainda a confiança e liberdade oferecidas da editora da banda, a Nuclear Blast Records, apesar da demora entre lançamentos: “Se fôssemos uma banda menos popular ou menos bem-sucedida, provavelmente já teríamos recebido aquele telefonema a dizer ‘precisamos do álbum agora’. No entanto, eles nunca nos pressionaram. Sabem que, se tivermos o tempo necessário, o resultado vai ser algo em que podem apostar, apoiar e vender. Nunca comprometemos a nossa arte. Sempre fizemos as coisas à nossa maneira.”
Relativamente ao futuro próximo, o guitarrista dos DIMMU BORGIR assegura que 2026 será um ano bem marcante para os noruegueses: “Estamos ansiosos pelos próximos anos. Mal posso esperar para partilhar o novo material e ter o disco físico nas mãos. Poderíamos gravar um álbum de dois em dois anos, mas qual seria o propósito? Se não houver convicção, está destinado a falhar.”
O novo capítulo da carreira dos DIMMU BORGIR surge também marcado por mudanças de formação. Em Junho deste ano, a banda anunciou a entrada de Kjell Åge “Damage” Karlsen como guitarrista de sessão, músico que já tinha colaborado com o vocalista Shagrath nos CHROME DIVISION, e que se estreou ao vivo no festival Tons Of Rock, em Oslo. A entrada de Karlsen coincidiu com a saída de Galder, que decidiu reactivar o projecto OLD MAN’S CHILD após mais de uma década de pausa. O último concerto de Galder com os DIMMU BORGIR aconteceu a 17 de Agosto de 2024, no Dynamo Metal Fest, nos Países Baixos.
Actualmente, a formação oficial dos DIMMU BORGIR resume-se ao duo Shagrath e Silenoz, que são acompanhados por músicos de sessão em palco: Karlsen na guitarra, Dariusz “Daray” Brzozowski na bateria, Geir “Gerlioz” Bratland nos teclados e Victor Brandt no baixo. Com as gravações concluídas e a promessa de um álbum que, segundo Nordström, não irá desiludir os fãs, os DIMMU BORGIR preparam-se para regressar em força ao cenário internacional.















