Clipse, Deafheaven e Ecca Vandal entre os nomes confirmados para o evento que, encabeçado pelos próprios DEFTONES, regressa a San Diego no Dia dos Mortos.
Os DEFTONES revelaram o cartaz completo da sexta edição do seu festival anual, o Dia De Los Deftones, agendado para 1 de Novembro de 2025, no Petco Park, em San Diego, na Califórnia. Como já tem sido habitual, a banda liderada por Chino Moreno volta a assumir a curadoria de um evento que celebra a diversidade musical com uma selecção eclética de artistas, indo do hip-hop ao metal mais atmosférico, do reggaetón alternativo ao punk experimental.
Nesta nova edição, os destaques incluem Clipse, o duo lendário do hip-hop formado pelos irmãos Pusha T e No Malice, que se reuniram recentemente para uma série de atuações especiais. Ao lado deles vão estar os DEAFHEAVEN, representantes do chamado blackgaze, cuja fusão entre shoegaze e black metal tem vindo a conquistar espaço tanto em festivais alternativos como nos palcos mais extremos. O cartaz conta ainda com o jovem rapper 2hollis, a irreverente Rico Nasty, o cantor mexicano Régulo Caro, a australiana Ecca Vandal, os texanos Glare e os enigmáticos University.
O anúncio surge poucas semanas depois dos DEFTONES terem revelado o primeiro single e os detalhes do seu novo álbum de estúdio, «Private Music», com lançamento marcado para 22 de Agosto. Este será o primeiro disco da banda desde «Ohms», de 2020, e vai ser promovido com uma digressão norte-americana que arranca precisamente no dia do lançamento, em Vancouver, e que contará com os IDLES e os Phantogram como bandas de abertura, até ao encerramento em Atlanta, a 19 de Setembro.
Recorde-se que, desde 2018, o Dia De Los Deftones tem-se afirmado como uma extensão natural do universo estético e musical dos próprios DEFTONES. O evento é directamente inspirado pelo tradicional Dia de los Muertos, e celebra tanto as raízes mexicanas de Chino Moreno como a radical fusão cultural que caracteriza a banda desde sempre. A cada edição, o evento promove o cruzamento de géneros e a valorização de artistas que desafiam etiquetas fáceis, reforçando o compromisso dos DEFTONES com a inovação e a inclusão sonora.
A pré-venda de bilhetes para o festival arranca hoje, quinta-feira, 24 de Julho, em exclusivo através da Live Nation. A venda geral inicia-se amanhã, sexta-feira, 25 de Julho, via Ticketmaster. Portanto, com o novo álbum a caminho, uma digressão de peso e um festival que volta a surpreender pela amplitude da sua curadoria, 2025 promete ser mais um ano marcante para os DEFTONES, uma das bandas mais influentes e imprevisíveis das últimas três décadas.
















