DEICIDE

DEICIDE: “Não tento convencer idiotas de que são burros e não tento convencer burros de que são idiotas”, diz GLEN BENTON

GLEN BENTON, o incorrigível líder e mentor dos DEICIDE, tem um recado para o detratores.

GLEN BENTON, baixista, vocalista e líder dos norte-americanos DEICIDE, abordou a controvérsia que se gerou em torno da arte da capa do próximo álbum da banda numa entrevista ao The Brutally Delicious Podcast. Com lançamento no dia 26 de Abril via Reigning Phoenix Music, «Banished By Sin» apresenta uma ilustração que algumas pessoas acreditam ter sido gerada por Inteligência Artificial (A.I.) e, quando a capa foi revelada pela primeira vez em Fevereiro, especulações sobre como teria sido criada levaram a críticas dos fãs nas redes sociais.

Bem, as pessoas não entendem que a capa do álbum foi feita com Photoshop e um pouco de A.I., mas é uma versão mais moderna“, começou por dizer o timoneiro dos DEICIDE quando abordado sobre esse assunto. “É como a capa do «Legion»… Quando a fiz, os computadores eram novos. Ninguém sabia nada sobre arte tridimensional ou qualquer outra coisa. E eu fui a primeira pessoa a mexer com isso. Por esta altura, mexo em computadores e em todas essas coisas desde que surgiram. Portanto, talvez esteja à frente de muitas pessoas quando se trata disso . Tenho dois iMacs, um MacBook Pro e um iPad Pro.

Gosto de fazer algo diferente e de provocar as pessoas“, continuou o músico. “Sei que toda a gente está preocupada com essa coisa da A.I., mas isto foi feito como uma provocação e as pessoas não entendem. É uma modernização… É um sinal dos tempos em que estamos a viver. […] É apenas uma forma de arte e de expressão, portanto acho que as pessoas deviam deixar realmente de ser ridículas e aceitar isso como é. Um sinal dos tempos.

Não satisfeito com isso, o veterano músico dos DEICIDE não conseguiu resistir a enveredar também pela boa e velha máxima “a melhor defesa é o ataque“, disparando farpas aos detratores. “A verdade é que não quero estar sempre a fazer o mesmo tipo de capa de álbum e não uso esses artistas que fazem rascunhos e criam esses logótipos que não se conseguem ler ou entender“, acrescentou Benton. “Não estou nessa, e não embarco na onda desses pretensos Rembrandts. Sabem que mais? Não me importo com os sentimentos das outras pessoas. Não fico a pensar no que é que um miúdo de cabelo azul no Nebraska vai achar da capa do nosso álbum.

Faço o que faço porque gosto, e não me importo com o que os outros pensam. Portanto, se isso incomoda as pessoas… Tudo que fiz foi criar uma capa de álbum que, na verdade, se foca na modernização e é um reflexo da era em que estamos agora. Não posso passar os meus dias a tentar explicar isso. Aliás, tenho um ditado: não tento convencer idiotas de que são burros e não tento convencer burros de que são idiotas. Isso incomoda as pessoas? Tudo bem, eu divirto-me muito com isso. É engraçado que os Deicide continuem a incomodar tanta gente.

Os veteranos do death metal vão editar o seu muito aguardado 13.º LP de estúdio, intitulado «Banished By Sin», no próximo dia 26 de Abril através da Reigning Phoenix Music. Os DEICIDE são hoje compostos por Benton no baixo e voz, pelos guitarristas Taylor Nordberg e Kevin Quirion e ainda pelo baterista (e membro fundador) Steve Asheim«Banished By Sin», que já foi descrito como um retorno à sonoridade que popularizou o grupo nos 90s, foi produzido por Jeramie Kling e Nordberg, mas todo o trabalho de mistura e masterização ficou a cargo de Josh Wilbur.