THEDARKNESS

Os DEFTONES voltam a criar expectativa — e desta vez com data marcada. Mensagem críptica reacende expectativas de um novo álbum cinco anos após «Ohms».

É oficial: o silêncio dos DEFTONES pode estar prestes a terminar. Durante o concerto da banda na noite de domingo, 29 de Junho, no Crystal Palace Park, em Londres, os fãs da banda foram surpreendidos por uma mensagem enigmática projectada num dos ecrãs gigantes que ladeavam o palco onde tocaram. A expressão “private music” surgiram acompanhadas da inscrição “X.VII.MMXXV – distributed by Deftones, all rights reserved”. Traduzido do latim para o calendário moderno: 10 de julho de 2025 — uma data que está a ser interpretada como possível para regresso dos californianos ao lançamento de música nova.

A mensagem é tudo menos clara, mas a escolha do momento e da forma não foi inocente. Num concerto com lotação esgotada e depois de uma ausência forçada do alinhamento do Glastonbury Festival — onde estavam confirmados, mas acabaram por cancelar à última hora devido a doença de um dos membros — os DEFTONES voltaram a tomar as rédeas da narrativa. Sem precisar de qualquer palavra dita por Chino Moreno durante a actuação, a banda fez passar a ideia: algo está para acontecer — e está muito próximo.

Desde o lançamento de «Ohms», em Setembro de 2020, os DEFTONES têm mantido um perfil discreto no que toca a novidades de estúdio. O sétimo álbum de originais, aclamado pela crítica e amplamente recebido como um regresso à forma, marcou o fim de um ciclo e o início de uma fase mais selectiva nas actuações ao vivo, muito impactada pelas restrições da pandemia. Desde então, o grupo tem surgido em palco apenas esporadicamente, em festivais ou concertos especiais, como o recente regresso a Portugal no Primavera Sound Porto 2025, onde voltaram a conquistar o público com uma actuação poderosa.

O teaser revelado, com o termo “private music” em destaque, levanta diversas hipóteses: poderá tratar-se de um novo single, de um anúncio formal de um álbum ou até de um procjeto especial mais reservado — tal como foi o LP de remisturas «Black Stallion», lançado como parte integrante da reedição expandida do clássico «White Pony». A data avançada, 10 de Julho, está agora a gerar todo o tipo de especulações online, com os fãs a tentarem decifrar pistas e padrões.

A próxima paragem para os DEFTONES será a digressão norte-americana de final de Verão, com início marcado para 22 de Agosto em Vancouver, no Canadá, e término a 19 de Setembro em Atlanta. A tour surge num momento de revitalização criativa para a banda e pode perfeitamente ser o palco ideal para apresentar novo material, especialmente se o teaser culminar num lançamento em Julho. Por agora, ainda não foi divulgada nenhuma informação oficial nas redes sociais ou canais da banda, o que só alimenta o mistério. O que é certo é que a estratégia de comunicação está a funcionar: o público mantém-se atento e em contagem decrescente.