O primeiro tema dos DEFTONES em quatro anos marca uma possível renovação sonora e estabilização da formação da banda de Sacramento.
Após semanas de mistério e pistas visuais enigmáticas espalhadas por palcos de festivais e redes sociais, os DEFTONES acabam de lançar oficialmente o single «my mind is a mountain», o primeiro tema inédito desde o aclamado álbum «Ohms», editado em 2020. Com esta nova faixa, a banda de Sacramento não só inicia um novo ciclo criativo, como também confirma mudanças significativas, mas esperadas, na sua formação.
O tema, o primeiro avanço para próximo álbum da banda, surge após uma série de teasers que incluíram a projecção do nome Private Music durante um concerto recente no Reino Unido, acompanhado da data de 10 de Julho. Nas redes sociais, os fãs mais atentos reconheceram de imediato o estilo visual bastante característico dos DEFTONES, culminando agora numa revelação completa com o lançamento do stream do novo tema, que antecipa a chegada da novidade «Private Music» no dia 22 de Agosto.
As novas fotos de promoção — assim como os fotogramas misteriosos divulgados antecipadamente — também acabam por confirmar a presença permanente de Fred Sablan como baixista da banda. Antigo colaborador ao vivo de nomes como Marilyn Manson e Chelsea Wolfe, Sablan tem acompanhado os DEFTONES em digressão desde a saída de Sergio Vega em 2022. Agora, tudo indica que assume agora oficialmente o papel de baixista de estúdio neste novo capítulo.
Produzido por Nick Raskulinecz — conhecido pelo trabalho com bandas como os Alice In Chains, Foo Fighters ou Mastodon —, o novo single antecipa um novo álbum que promete equilibrar a introspecção emocional de «Ohms» com a densidade melódica de «Koi No Yokan», segundo palavras do guitarrista Stephen Carpenter. Numa entrevista recente ao programa Dr. Greenthumb Show de B-Real, Carpenter afirmou:
“Sinto que este disco soa como uma continuação do «Ohms» e do «Koi No Yokan», é isso que eu diria… No entanto, digo-te uma coisa: quando o ouvires, como em todos os nossos discos anteriores, vais reconhecer logo o nosso som. Vais ouvir-nos. Mas acho que também vais ouvir coisas que nunca ouviste em nenhum deles.” Questionado sobre a possibilidade de Chino Moreno ter voltado a incorporar elementos de rap no novo material, Carpenter manteve o suspense: “Ele é muito bom a mudar o que faz — muda sempre o que faz, mas continua a ser ele. É mesmo fixe.”
Apesar da antecipação crescente, os DEFTONES continuam a manter detalhes do novo disco em segredo, nomeadamente o título, a data de lançamento e o alinhamento completo. O que se sabe para já é que o novo single promete abrir a porta para uma fase ainda um pouco mais experimental e ousada, como tem sido habitual em momentos-chave da carreira dos DEFTONES.
Enquanto isso, depois de uma recente passagem explosiva por Portugal, a agenda dos DEFTONES para 2025 já continua a compor-se com várias datas confirmadas em festivais europeus e norte-americanos. Após as actuações no Roskilde, na Dinamarca, Rock Werchter, na Bélgica e Main Square, em França, no início de julho, a banda regressa ao continente norte-americano para uma longa digressão em Agosto e setembro, onde dividirá o palco com nomes como os Phantogram, IDLES, The Barbarians Of California, System Of A Down, Polyphia, Wisp e muitos outros.
Com o lançamento de «Private Music», os DEFTONES prometem voltam a afirmar-se uma vez mais como uma das forças mais inquietas e criativas do rock/metal contemporâneo. Quase três décadas após o seu primeiro álbum, a banda continua a surpreender e a reinventar-se, sem nunca perder o ADN emocional, sombrio e atmosférico que a tornou única.
