Depois de uns meses de espera, os DEFTONES lançaram finalmente hoje, sexta-feira, dia 11 de Novembro,o álbum de remisturas de «White Pony», apropriadamente intitulado «Black Stallion». O álbum inclui “reimaginações” das doze canções incluídas no álbum histórico da banda de 2000, seguindo a mesma sequência de faixas do original. Para assinalar a data de lançamento de uma ideia que, por esta altura, já tem duas décadas, a banda disponibilizou todos os temas para audição gratuita no YouTube, mas o destaque vai todo para o vídeo-clip da remistura que o manipulador electrónico britânico TOURIST fez para o mega-êxito «Change (In The House Of Flies)», um dos maiores sucessos dos DEFTONES.
O vídeo, que pode ser visto no player em cima, é apresentado pela banda como uma “reimaginação” do clip original e contém algumas imagens inéditas captadas em 2000, agora uma supervisão a cargo da realizadora Liz Friedlander, que criou uma versão ainda mais psicadélica da imagética meio dopada que já associamos ao tema. Esta é uma das doze versões que se podem ouvir em «Black Stallion», que acompanha a reedição de 20.º aniversário do icónico «White Pony», o álbum que estabeleceu os DEFTONES como uma das bandas mais inovadoras do século XXI no espectro da música mais pesada e alternativa.
”Apesar de insistentes rumores ao longo dos anos, a ideia para «Black Stallion» só foi apresentada ao público em Junho passado. Durante uma conferência de imprensa, Chino Moreno anunciou que a banda ia “lançar uma reedição do álbum no final do ano, dividida em duas partes: o alinhamento original e uma colecção de remisturas intitulada «Black Stallion». Neste momento, temos várias pessoas diferentes envolvidas, algumas das quais inspiraram o processo de escrita do álbum original. É mais ou menos como fazer um círculo completo.” A lista de artistas escolhidos para manipularem canções inclui DJ Shadow, Robert Smith, dos THE CURE, Mike Shinoda, dos , PHANTOGRAM, PURITY RING, CLAMS CASINO e SQUARTEPUSHER, entre muitos outros. Podes conferir o álbum original, e as remisturas, em baixo.