Uma escolha pouco óbvia por parte de STEPHEN CARPENTER, o guitarrista dos DEFTONES.
Stephen Carpenter, o guitarrista dos DEFTONES, deu recentemente uma entrevista alargada à Ernie Ball sobre a sua vida como músico e tocou em tudo, desde ser um apaixonado pelos KISS quando era adolescente até à criação dos DEFTONES, passando pela sua enorme paixão pelo thrash. Foi nesse contexto que o músico de Sacramento revelou qual é a sua banda favorita do género. Dizendo, desde logo, que adora os METALLICA, Carpenter acabou por escolher os ANTHRAX como os seus favoritos.
“Como guitarrista, considero-me um guitarrista ritmo“, explicou o músico dos DEFTONES no vídeo que podes ver no player em cima. “Todas as bandas de que tenho gostado desde os anos 80, que foi quando comecei de facto a pensar em tocar, sempre foram orientadas para o ritmo. Dos ‘Big Four’, os Anthrax sempre foram os meus favoritos. Também gostava muito dos Metallica, claro, mas os Anthrax eram os meus favoritos. E gostava muito especificamente do Scott Ian como ritmista. Tinha zero desejo de tocar solos. Só queria esmagar o pessoal com riffs“.
s DEFTONES têm estado discretamente a trabalhar num novo álbum ao longo de 2023, que pretendem lançar em algum momento do próximo ano; esperançosamente, na Primavera ou no Verão de 2024. Esta informação foi avançada por Stephen Carpenter, o guitarrista dos DEFTONES, numa entrevista ao canal de “terraplanistas” cristãos Gnostic Academy, que obviamente não apoiamos de forma nenhuma.
“Durante os últimos dois meses; na verdade, nos últimos dois ou três meses,… bem, por esta altura talvez já tenha passado um pouco mais de tempo, na verdade”, começou por dizer Carpenter no vídeo disponível no player em baixo. “Começámos em Fevereiro. Foi nessa altura que começamos a trabalhar em material para um novo disco.“
O guitarrista dos DEFTONES continuou: “As coisas estão a andar bem. No início é sempre um pouco mais lento, mas connosco é sempre assim. Arrastar os pés não é uma novidade para nós. No entanto, já temos tudo pronto e a funcionar, por isso estamos a passar por um bom impulso neste momento e esperamos ter tudo pronto na próxima Primavera ou Verão. Dito isto, ainda não há uma data oficial de lançamento, mas esse é o nosso objectivo.“
Mais adiante na conversa, Carpenter revelou que os DEFTONES estão a trabalhar com o produtor Nick Raskulinecz (conhecido pela sua associação aos Rush, Mastodon e Alice In Chains, entre outros), com quem já tinham colaborado nos álbuns «Diamond Eyes» e «Koi No Yokan». “O processo de composição não é muito complicado“, explica ele. “Tudo começa apenas connosco a apresentarmos ideias; tocamos e vemos o que sai. Alguém surge com algo de que talvez alguém ou toda a gente goste, depois só temos de nos concentrar nisso durante um tempo.
Isso é algo que o Nick também faz muito bem. Ele é bom a… Nós podíamos sentar-nos e passar semanas a tocar sem rumo, a vasculhar ideia atrás de ideia sem sequer pararmos para reconhecê-las… E ele é óptimo porque nos diz ‘parem, essa ideia é muito fixe’. Isso faz-nos tentar explorá-la. Faz-nos trabalhar nisso por um minuto, e pode ser que a outra ideia de que falámos funcione com essa. Isso é incrível nele e, por esta altura, o Nick é como um membro não oficial da banda. É bom a dar-nos orientações naquelas situações em que, normalmente, não nos saímos tão bem sozinhos.“
O novo álbum dos DEFTONES será o primeiro sem o baixista Sergio Vega, que tocou nos quatro discos anteriores da banda e saiu em 2021. Fred Sablan tem ocupado a posição ao vivo, mas o grupo oriundo de Sacramento, na Califórnia, nunca anunciou um substituto oficial para Vega. Recorde-se que, há umas semanas, foi finalmente anunciada a quarta edição do festival Dia De Los Deftones, marcada para o dia 4 de Novembro no Petco Park em San Diego, nos Estados Unidos.