DECLINE AND FALL

DECLINE AND FALL revelam novo single, anunciam LP de estreia [vídeo-clip]

Com a tensão crescente e o peso emocional de «As All Ends», os DECLINE AND FALL antecipam o que promete ser um dos lançamentos mais marcantes no panorama do post-punk e da darkwave nacional em 2025.

Após «Lost Astray», os DECLINE AND FALL lançaram um novo single, intitulado «As All Ends», o primeiro avanço oficial para o aguardado álbum de estreia, «Scars And Ashes», que será editado no dia 4 de Abril em formato digital e vinil, e já pode ser encomendado através do Bandcamp oficial da banda. Formados por Armando Teixeira, Hugo Santos e Ricardo S. Amorim, os DECLINE AND FALL exploram um território sonoro onde o post-punk e a darkwave se cruzam co electrónica sombria e atmosferas densas.

O novo tema, «As All Ends», reflete na perfeição essa fusão de influências, transportando um sentimento de claustrofobia e impotência face à inevitabilidade do fim. Num mundo actualmente marcado por uma crescente instabilidade e polarização, a canção ecoa o desconforto da consciência de que tudo é finito, e o clip marca uma colaboração especial para a banda, uma vez que José de Pina aceitou voltar a trabalhar com Armando Teixeira 37 anos após terem feito um vídeo-clip premiado para os IK MUX, um dos mais aplaudidos projectos de Teixeira.

O realizador não esconde o entusiasmo com esta nova colaboração, sugerindo que poderá não ficar por aqui: “As músicas sofisticadas dos Decline and Fall têm ambientes sonoros que pedem e merecem ter um filme.” «Scars And Ashes» representa assim a consolidação de uma identidade musical que os DECLINE AND FALL começaram a moldar com os EPs «Gloom» e «Pulse».

Se nesses lançamentos o trio explorou um vocabulário musical já denso e minimalista, o novo álbum expande essa abordagem, acrescentando uma maior complexidade emocional e sonora. A influência electrónica, herdada do percurso de Armando Teixeira, permanece na base do som, mas há aqui uma componente orgânica que dá às novas composições um peso emocional ainda mais pronunciado.

Teixeira é uma figura incontornável na música portuguesa já desde os anos 80, quando foi pioneiro do EBM com os IK MUX e, depois, do rock industrial com os BIZARRA LOCOMOTIVA. Também fez parte da formação inicial dos DA WEASEL, destacando-se pelo domínio da arte do sampling, e consolidou a sua reputação na área das bandas-sonoras, tendo três Prémios Sophia no currículo. Nos DECLINE AND FALL é acompanhado por Hugo Santos, que há mais de duas décadas explora o peso e a intensidade catártica nos PROCESSOFGUILT, e também por Ricardo S. Amorim, conhecido pelos livros Culto Eléctrico e Lobos Que Foram Homens – A História dos Moonspell.

01. As All Ends | 02. Analysis Paralysis | 03. Lost Astray | 04. Free At Last | 05. Rome | 06. Wrong Turn | 07. One To Blame | 08. Walk Through The Fire | 09. Whenever Your Eyes Glow