DECAPITATED

DECAPITATED: Vocalista abandona, banda anuncia substituto

Os DECAPITATED já têm um novo vocalista e anunciaram uma surpresa especial para um dos seus próximos concertos.

Sem que nada o fizesse prever, Rafał “Rasta” Piotrowski, o vocalista dos DECAPITATED desde 2009, decidiu deixar a banda. Entretanto, os músicos anunciaram que o seu vocalista original, Sauron, vai juntar-se ao grupo para uma única actuação, a acontecer na edição deste ano do Damnation Festival, mas o seu novo vocalista permanente será Eemeli Bodde, conhecido pelos seus trabalhos com MORS SUBITA e no filme de culto ‘Heavy Trip’.

Já faz algum tempo desde que fizemos uma atualização, mas como diz o ditado, as coisas boas levam tempo!“, escrevem os DECAPITATED, que nos visitaram recentemente, num longo comunicado. “Estamos entusiasmados por anunciar que Sauron, o nosso vocalista original, vai voltar ao palco em Manchester para o Damnation Festival. Ele vai juntar-se para interpretar alguns dos temas clássicos da banda — músicas que já se tornaram icónicas e que ajudaram a definir uma geração. Não podíamos estar mais felizes por termos a poderosa voz dele de volta e por partilharmos este momento especial convosco, os nossos fãs mais leais!

Simultaneamente, temos notícias agridoces: o Rasta decidiu sair da banda. Portanto, queremos aproveitar este momento para agradecer-lhe os seus 14 anos de dedicação. Ele foi uma parte fundamental da jornada dos Decapitated, e estamos profundamente gratos por tudo o que contribuiu para esta banda. Desejamos-lhe nada menos que o melhor nos seus projectos futuros.

Olhando para o futuro da banda, estamos entusiasmados por apresentar o Eemeli Bodde como o nosso novo vocalista“, continuam os DECAPITATED. “Alguns de vocês podem conhecê-lo do seu trabalho com os finlandeses Mors Subita ou pela sua participação na banda sonora do filme de culto ‘Heavy Trip’. O Eemeli tem uma voz incrível e uma presença em palco electrizante, e mal podemos esperar para que todos vocês experienciem a energia que ele traz à banda.

Rafał “Rasta” Piotrowski, por seu lado, afirma: “Chegou o momento de deixar os Decapitated. Depois de todos estes anos com a banda, esta foi uma decisão realmente muito difícil para mim. Foi uma jornada incrível, com muitas memórias, e gostaria de agradecer a cada pessoa que conheci ao longo do caminho — à banda, aos nossos colaboradores e a todos os que trabalharam connosco e nos apoiaram durante o meu tempo nos Decapitated.

Foi fantástico fazer parte disto e ver a banda florescer ao longo dos anos. Desejo-lhes tudo de bom. Aos melhores fãs do mundo — obrigado pelo vosso apoio contínuo. A vossa paixão e energia sempre foram o meu combustível, e actuar por todo o mundo foi o maior privilégio de todos.

A partir da segunda metade dos anos 90, o death metal polaco foi uma escola com valores seguros. Se os VADER foram a grande bandeira e figura de proa, nomes como DEVILYNDIES IRAE ou YATTERING também não eram de ignorar. Noutro plano, poder-se-á falar dos BEHEMOTH ou HATE, mas o momento não é propriamente para criar discussões estilísticas. Feitas as contas, a verdade é que os DECAPITATED estão hoje entre os nomes mais emblemáticos saídos dessa vaga.

Poderão ter, infelizmente, beneficiado de alguma publicidade fruto de dissabores vários… Primeiro, um acidente de viação levaria um dos fundadores, Vitek, e deixaria feridos outros elementos; depois, após uma paragem na carreira, os DECAPITATED voltaram ao activo e foram notícia por terem sobrevivido a uma aterragem forçada do avião onde seguiam.

Mais recentemente, toda a banda seria presa nos Estados Unidos, com os músicos a serem acusados de violação. Provar-se-ia ser uma acusação falsa, mas o grupo polaco via-se novamente nas primeiras páginas por todas as razões erradas. Apesar disso, e através disso, os DECAPITATED foram evoluindo ao longo dos anos, deixando a caixa do death metal básico para se converter numa forte mistura de groove e death metal. O mais recente álbum da banda, «Cancer Culture», foi editado em 2022 via Nuclear Blast Records.