Originalmente anunciado para o RCA Club, o regresso dos DECAPITATED a Portugal, já que acontece a 25 de Março, vai acontecer no LAV – Lisboa Ao Vivo.
Em comunicado à imprensa, a promotora nacional Sonic Slam informa que, devido à elevada procura de bilhetes, o muitíssimo aguardado espectáculo que reúne no mesmo cartaz os polacos DECAPITATED, os norte-americanos INCANTATION, as brasileiras NERVOSA e os húngaros KASSOGTHA, anunciado para decorrer originalmente no RCA Club, em Lisboa, no próximo dia 25 de Março, será transferido para uma localização maior, no LAV – Lisboa Ao Vivo.
O concerto, que se encontrava já esgotado no RCA Club, irá decorrer na Sala 2 do LAV – Lisboa Ao Vivo. Esta mudança de sala permite acomodar a crescente procura por bilhetes e garantir que mais fãs tenham acesso a este evento. Os bilhetes já adquiridos permanecerão válidos para o novo local sem necessidade de troca e um novo lote de ingressos será colocado à venda a partir de hoje, dia 8 de Março, às 10:00, em toda a rede BOL.pt e nos locais habituais.
A partir da segunda metade dos anos 90, o death metal polaco foi uma escola com valores seguros. Se os VADER foram a grande bandeira e figura de proa, nomes como DEVILYN, DIES IRAE ou YATTERING também não eram de ignorar. Noutro plano, poder-se-á falar dos BEHEMOTH ou HATE, mas o momento não é propriamente para criar discussões estilísticas. Feitas as contas, a verdade é que os DECAPITATED estão hoje entre os nomes mais emblemáticos saídos dessa vaga.
Poderão ter, infelizmente, beneficiado de alguma publicidade fruto de dissabores vários… Primeiro, um acidente de viação levaria um dos fundadores, Vitek, e deixaria feridos outros elementos; depois, após uma paragem na carreira, os DECAPITATED voltaram ao activo e foram notícia por terem sobrevivido a uma aterragem forçada do avião onde seguiam.
Mais recentemente, toda a banda seria presa nos Estados Unidos, com os músicos a serem acusados de violação. Provar-se-ia ser uma acusação falsa, mas o grupo polaco via-se novamente nas primeiras páginas por todas as razões erradas. Apesar disso, e através disso, os DECAPITATED foram evoluindo ao longo dos anos, deixando a caixa do death metal básico para se converter numa forte mistura de groove/death. O mais recente álbum da banda, «Cancer Culture», foi editado em 2022 via Nuclear Blast Records.