Aclamados pioneiros do metal contemporâneo, os DEAFHEAVEN trazem «Lonely People With Power» ao Porto e a Lisboa, acompanhados pelos PORTRAYAL OF GUILT e ZERUEL.
Os DEAFHEAVEN vão regressar a Portugal no Outono de 2025, trazendo na bagagem o seu mais recente álbum, «Lonely People With Power», editado este ano e já saudado como um marco na discografia da banda norte-americana. Os autores de «Sunbather» e «New Bermuda» actuam no dia 22 de Novembro no Mouco, no Porto, e no dia seguinte, 23 de novembro, no RCA Club, em Lisboa. Os bilhetes para estes concertos estarão disponíveis a partir das 10:00 desta sexta-feira, 27 de Junho, através da plataforma Seetickets.
Formados em 2010 em São Francisco, os DEAFHEAVEN conquistaram um lugar de destaque no universo da música pesada graças à sua capacidade de romper barreiras estilísticas e fundir elementos de black metal, shoegaze e post-rock de forma absolutamente singular.
Liderados por George Clarke na voz, e com Kerry McCoy e Shiv Mehra nas guitarras, Christopher Johnson no baixo e Daniel Tracy na bateria, o coletivo atingiu notoriedade mundial com o aclamado «Sunbather», em 2013. O álbum não só redefiniu os limites da música extrema, como colocou o grupo em listas prestigiadas como os “100 Melhores Álbuns de Metal de Todos os Tempos” da Rolling Stone e os “200 Melhores Álbuns da Década de 2010” da Pitchfork.
Ao longo da última década, os DEAFHEAVEN têm cimentado a sua posição como uma das bandas mais desafiantes e criativas do metal moderno. O sucessor «New Bermuda», de 2015, mostrou uma faceta ainda mais complexa e sombria, enquanto «Ordinary Corrupt Human Love», de 2018, rendeu ao grupo a sua primeira nomeação para um GRAMMY, na categoria de “Melhor Performance de Metal”. Com o disco seguinte, «Infinite Granite», de 2021, a banda surpreendeu novamente ao apostar numa sonoridade mais melódica e etérea, alargando ainda mais o seu espectro musical.
Agora, os DEAFHEAVEN apresentam «Lonely People With Power», um disco descrito como arrojado e expansivo, onde a banda explora novas texturas sem perder o impacto emocional e a intensidade que sempre caracterizaram as suas criações. Este regresso ao nosso país promete concertos marcados por uma entrega visceral e um ambiente hipnótico, características que fazem das atuações ao vivo dos DEAFHEAVEN experiências inesquecíveis.
Não surpreende, por isso, que o grupo tenha já pisado os palcos de festivais de grande renome como o Coachella, Primavera Sound e o “nosso” Amplifest (onde estiberam presentes em 2013 e 2019), além de terem partilhado cartazes com bandas como SLIPKNOT, KNOCKED LOOSE, CHELSEA WOLFE e MONO.
A acompanhar os DEAFHEAVEN nesta digressão europeia estarão os PORTRAYAL OF GUILT, nome incontornável da cena post-hardcore e screamo, e os ZERUEL, um dos projetos mais promissores do underground europeu. Este alinhamento promete oferecer ao público português noites intensas, repletas de contraste entre o caos e a contemplação, a brutalidade e a melodia.
Com uma carreira pautada por uma constante reinvenção e também por uma entrega sem concessões, os DEAFHEAVEN regressam assim a Portugal num dos momentos mais importantes do seu percurso. Os fãs da banda e da música pesada contemporânea têm encontro marcado para Novembro, em dois concertos que prometem ficar na memória.
