Como todas as bandas este ano, os DEAFHEAVEN foram forçados a abandonar todos os seus planos para tocar ao vivo devido à pandemia do novo coronavírus e, para todos os fãs que não tiveram oportunidade de os ver em tour, tiveram uma óptima ideia. A banda de São Francisco vai lançar um novo álbum ao vivo composto pelo alinhamento que teriam tocado se tivessem tido oportunidade de ir para a estrada. Intitulado «10 Years Gone», o álbum pretende também comemorar os últimos dez anos de carreira do grupo e vai ser editado no próximo dia 4 de Dezembro pela Sargent House.
Falando sobre a ideia, George Clarke explica: “No início deste ano, pretendíamos comemorar o 10.º aniversário da maqueta dos Deafheaven, que foi lançada através do Bandcamp a 1 de Junho de 2010, com uma digressão pelos Estados Unidos com os nossos amigos Inter Arma, Greet Death e All Your Sisters. Infelizmente, não pudemos fazer a tour por causa da pandemia COVID-19 e, para recuperarmos desse golpe financeiro e moral, decidimos fazer um álbum com o set que pretendíamos tocar.” O músico diz que revisitar as músicas em estúdio Atomic Garden, com o produtor Jack Shirley, lhe deu uma nova perspectiva de como os primeiros anos da carreira do projecto foram importantes.
“Estou muito grato“, elabora o vocalista. “Acima de tudo o resto porque, depois de tantos anos a tocá-las ao vivo, agora tivemos oportunidade de dar um novo poder a canções como a «Daedalus», que foi mesmo a primeira que escrevemos juntos, e também a outras das nossas favoritas, como são os casos da «Vertigo» e da «Kettle». Termos feito isto fez-me pensar nas pessoas que as tocaram connosco e, pela primeira vez, decidimos incluir informações sobre quem tocou em quais temas e quando foram originalmente lançados.” No player em cima podes ouvir a nova versão da «Daedalus», que serve como primeiro aperitivo para «10 Years Gone».
01. From The Kettle Onto The Coil
02. Daedalus
03. Vertigo
04. Language Games
05. Glint
06. Baby Blue
07. The Pecan Tree
08. Dream House