Os DEAFHEAVEN lançaram finalmente o seu novo álbum ao vivo gravado em estúdio, intitulado «10 Years Gone», que comemora a ilustre primeira década da carreira da muito badalada banda norte-americana. Como todas os músicos este ano, os DEAFHEAVEN foram forçados a abandonar todos os seus planos para tocar ao vivo devido à pandemia do novo coronavírus e, para todos os fãs que não tiveram oportunidade de os ver em tour, tiveram uma óptima ideia. A banda de São Francisco fechou-se num estúdio e gravou, ao vivo, um novo álbum composto pelo alinhamento que teriam tocado se tivessem tido oportunidade de ir para a estrada.
Falando sobre a ideia, George Clarke explica: “No início deste ano, pretendíamos comemorar o 10.º aniversário da maqueta dos Deafheaven, que foi lançada através do Bandcamp a 1 de Junho de 2010, com uma digressão pelos Estados Unidos com os nossos amigos Inter Arma, Greet Death e All Your Sisters. Infelizmente, não pudemos fazer a tour por causa da pandemia COVID-19 e, para recuperarmos desse golpe financeiro e moral, decidimos fazer um álbum com o set que pretendíamos tocar.” O músico diz que revisitar as músicas em estúdio Atomic Garden, com o produtor Jack Shirley, lhe deu uma nova perspectiva de como os primeiros anos da carreira do projecto foram importantes.
“Estou muito grato“, elabora o vocalista. “Acima de tudo o resto porque, depois de tantos anos a tocá-las ao vivo, agora tivemos oportunidade de dar um novo poder a canções como a «Daedalus», que foi mesmo a primeira que escrevemos juntos, e também a outras das nossas favoritas, como são os casos da «Vertigo» e da «Kettle». Termos feito isto fez-me pensar nas pessoas que as tocaram connosco e, pela primeira vez, decidimos incluir informações sobre quem tocou em quais temas e quando foram originalmente lançados.” No player em cima podes ouvir «10 Years Gone», na íntegra e à borla. É só carregar no play.